Uma nossa filha, que vive no Chile, e que agora nos visita, está contemplando-nos com umas iguarias de receitas que trouxe daquele país, rico de tudo o que se pode esperar de bom fora de Portugal. Ela aplica essas receitas melhorando-as com ideias suas. Assim devem proceder, julgo eu os bons cozinheiros, saindo da rotina de seguir sempre à risca uma receita que emprega. Por isso um bom cozinheiro é sempre admirado pela originalidade dos pratos cuja confecção dirige.
Também um bom escritor não deve seguir receitas, neste caso ideias, de outros. deve sempre acrescentá-las com mais condimentos, se a sua criatividade mais não lhe concede.
E também na música . Muitas obras que escutamos cantam as mesmas notas que muitos outros aplicaram nas suas composições. Mas a arte está em compor melodias diferentes, com as mesmas notas e por vezes até com alguns curtos trechos semelhantes.
Tal como eu agora, com esta desfaçatez estou comparando cozinhados,escritos e receitas com ´sinfonias, prosa e serenatas.
Sem comentários:
Enviar um comentário