Não acham que é tempo de deixar de falar no 25/4 ? A pergunta na moda," o país está melhor?" parece-me ser uma pergunta idiota, sem sentido, talvez um pouco perigosa. No nosso parlamento é vulgar, de quase todas as sessões, em voz comedida ou aos gritos, ouvirmos os distintos pais da pátria chamarem mentirosos ou pior, a outros distintos pais da pátria. Não há muito tempo seria motivo para uma bofetada, um duelo ou um processo em tribunal. E os que são pais provavelmente não se importarão que os filhos, em casa, chamem mentirosa á mãe ou mentiroso ao avô.
E quanto à pobreza? O que sei é que antes do 24/4 não havia desemprego, quem queria trabalhar não passava fome, Porém, não esqueçamos, havia indigência, entre os mais velhos. Mas a esperança de vida, pouco acima dos sessenta anos, muito a limitava.
O grande problema da ditadura de Salazar era o medo, limitação da liberdade para os que tinham a língua leve. E a liberdade é maior conquista que um povo pode alcançar quando a tem cerceada, diminuída, ligada à falta de liberdade de expressão.
Mas hoje temos outros grandes problemas: a corrupção, o domínio do poder financeiro, poder ligado ao petróleo, ao poder do dinheiro.
E a perda encoberta da liberdade, de forma oculta ou mais ou menos encapotada, o problema da instrução, da assistência social, condiciona tanto ou mais as nossas vidas que antes. E o desemprego é uma forma ou tem consequências que originam e conduzem à escravidão.
Não sei, em verdade não sei se estamos melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário