Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Podem ser-nos concedidas explicaçoes?

         A notiicia de ontem sobre a educaçao em Portugal :   :ficou a nossa juventude  muito bem classificada apos os testes efectuados na comunidade europeia .  Os estudantes portugueses ficaram muito bem classificados ! Sem ironia, parece que houve um grande salto no ensino.Das me´dias na matematica e  no portugues, abaixo do mau, conseguimos o milagre de que os nossos estudantes melhorassem de forma extraordinaria. em pouco mais de um ano.
          Mas para que fiquemos bem convencidos, gostariamos de saber : como foram efectuados esses tais testes,  como forma escolhidas as escolas frequentadas por esses alunos, como foram escolhidos esses alunos, quais as perguntas ou temas postos para desenvolvimento, qual a forma de avaliaçao e classificaçao das respostas. Tragam isso a publico, para que niinguem tenha duvidas !
          Que diriam se alguns estabelecimentos de ensino em Porrtugal, chamados de forma abusiva, universidades - nao todas, mas algumas -  onde os alunos fossem aconselhados nas secretarias, antes dos exames, a receber, pagando e bem pagando,claro, explicaçoes dadas pelas professores das cadeiras ? .
           Esta historia fez-me lembrar outras duas .Uma, passada ha poucos anos, a dum universitario que conseguiu passar, apos ser examinado pelo professor  e na casa deste, num domingo, em conversa particular sobre a materia. E. imaginem, passou com distinçao. Outra, passada ha sessenta e cinco anos,  duma aluna que copiou todo um exame pelo exame dum seu colega, O professor da cadeira, bom apreciador dos dotes fisicos da aluna, classificou-a com quinze valores (quando as classificaçoes iam de zero a vinte),O aluno esse teve de contentar.-se com um doze.
           Enfim, para terminar : entraram para o primeiro ano do meu curso, 18o alunos ( com exame de admissao). Terminaram o curso, sessenta. Dizem-me, custa-me acreditar, que agora, se entram para  um curso uniiversitario cem alunos ( sem exame de admissao, embora, no curso de medicina com numero clausus), terminam o curso cento e cinco ou mais.
           Nnada mais facil que apresentar explicaçoes destes milagres em entrevistas bem preparadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário