Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 6 de junho de 2017

       Os seis anos no colégio militar decorreram sem incidentes de maior. Poucos dias depois de ali entrar, ouve uma epidemia de escarlatina., que também me atingiu Nesse tempoi ainda não existian antibióticos o tratamento consistia numa dieta obrigatória: os primeiros dois dias a água, os seguintes vinte a leite sem açucar. E a partir dai a mudança da pele, em todo o corpo. Ficou-me na memória tirar a pele dum pé como se descalçasse uma bota. Ao fim dos quarenta dias.em quarto isolado, apenas com algumas visitas da minha mãe, sai para as férias da Páscoa.
      A preparação intelectual que levei do peimeiro ano liceal no liceu de Portimão era muito deficiente. Em todas as disciplinas de letras e de ciências, a nota media foi de dez valores (as classificações, então, eram de zeto a vinte ) medias que, diga-se  de passagem, representavam muito mais que as medias dos meus conhecimentos. Nao aprendera a pensar nem a estudar. Nenhum professor quer os de Portimão quer os do colégio me incentivava a curiosidade de criança, curiosidade que é maior motor para o estudo e aquisição do saber. Todos os professores do colégio tinham boa formação militar mas fraca em pedagogia. Limitavam-se a ensinar as matérias constantes dos programas. E nas salas de estudo - três horas e meia por dia, excepto ao sãb ado, apenas uma hora e meia - o oficial presente limitava-se a impor disciplian.
      Mas muito marcar passo, sempre a marchar quando íamos para as aulas e quando delas regressávamos,  nas idas para o refeitório, para o banho, para a missa.(aos domingos, os que ficavam no colégio)., toques de corneta para acordar e à noite, de silêncio - este um toque suave qe parecia perdido a esquecer-se  ao longe.
    Saidas nas tardes de sábado, ia para casa duma tia, a tia Mimi, que queria que assim a chamassem porque não gostava do nome próprio que lhe tinham posto, Maria Ermengarda.  E regresso ao colégio até às vinte horas dos domingos. Ali, na casa da tia, o tio Tomaz, o tio mais simpático que tive, entregava-me sete escudos e meio, com tanto tinha de me governar, não esquecendo o necessário para os transportes, de ida e de regresso ao colégio.
     E aqueles seis anos, frequentando o colégio, passaram sem dificuldades, as classificações foram subindo, a discilina nas aulas e nas salas de estudo foram prfúcuas, as medias dos exames finais no terceiro, sexto e sétimo ano foram melhorando, treze no terceiro ano, catorze no sexto e quinze no sérimoa. Fernando ali obteve uma explèndida preparação para a universidade.  




carro el

Sem comentários:

Enviar um comentário