Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 1 de maio de 2018

* Ainda sobre arte 
   A minha mensagem de ontem sobre arte foi pobre, trivial, comezinha., pouco reveladora. Por isso reproduzo um trecho de Ramalho Ortigão, numa das suas "Farpas":
     "O que interessa ao público, na obra de arte, é o modo como o artista a executou, não é o fim para que ele a resolveu fazer. O grande critério infalivel na obra de Bordalo Pinheiro - e não precisa de outro - está para ele na sua receptividade e na tentativa prodigiosa da sua retina, A enorme colecção dos seus retratos,  constituindo até hoje a mais vasta galeria de que há exemplo na história da caricatura europeia, consta de sucessivos improvisos, feitos, na máxima parte, de memória, sem borrão, sem apontamento prévio, no ardor do trabalho mais tumultuoso e mais apressado, durante a noite em claro, precedente ao dia da aparição de cada número do António Maria" - (A revista da época que publicava as suas caricaturas).
      Que lástima hoje não surgir outro Bordalo, outro caricaturista com o mesmo génio.Com tantas caras de ilustres sacanas do nosso tempo,  que  poderiam compor a figura doutro Zé Povinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário