Número total de visualizações de páginas

domingo, 6 de maio de 2018

*
             Miguel Unamuno
     Estou relendo, os escritos de Miguel Unamuno. Um autor com uma obra ciclópica,. Esse esccritor provavelmente ainda dormia menos que o nosso presidente da républica, tal a obra que nos deixou - conferências , discursos, colaboração diária em jornais e revistas. Ao mesmo tempo, senhor dum humor contagioso, permanente, incisivo.
    Num dos seus artigos relata a seguinte anedota, que tentarei reproduzir sem transcrição do que escreveu e publicou - não tenho esse artigo na minha mão, apenas o conservo na memória.. Procurarei relatar o que li do seu artigo: perto da guarita dum quartel de Espanha, onde um soldado estava de sentinela, passeando por ali, aproximou.se um pacato cidadão que resolveu descansar um pouco, aproveitando um banco público de jardim, situado a poucos metros do soldado de sentinela e da sua guarita. O sodado avisou-o:
            - Paisano, não se sente, está proibido sentar-se nesse banco
       O cidadão ( paisano é o termo muito empregue, em Espanha, significando não militar, compatriota) admirado, inquiriu.
              - Mas porquê, este banco é publico, está fora do quartel!
              - Paisano, são as orndens que temos do senhor coronel.   
              -Senhor soldado posso entrar para falar com um militar em serviço?
       O soldado chamou o sargento de serviço que lhe deu a mesma resposta que o soldado. O cidadão falou com o oficial de serviço, com o mesmo resultado, Foi subindo na hierarquia oficial atá que chegou ao coronel comandante do quartel, que lhe perguntou:
            - O que pretende de mim senhor cidadão?
             - Senhor coronel desde a sentinela até ao senhor coronel nenhum militar às suas ordens permite que me sente naquele banco público do jardim, fora da quartel e a poucos metros da guarita da sentinela
          O coronel pensou alguns segundos e de súbito, exibindo um sorriso de satisfação, disse ao cidadão.
                 - Ah! já me lembro: é que esse banco foi pintado há duas semanas, nessa ocasião expedi essa ordem de serviço, afim de proteger os cidadãos..
         A ordem de serviço temporária, eventual como todas as ordens de serviço, transformara-se em determinação permanente...            .
              -   

Sem comentários:

Enviar um comentário