comentários, poemas, situações e circunstâncias da vida, escrtos e da autoria do que escreve neste blog
Número total de visualizações de páginas
terça-feira, 30 de junho de 2009
por detrás das paredes-de Alexandra Quadros
e amanhã vou à apresentação do livro da Alexandra.O que vale é que estou curado dos meus problemas cardíacos,porque lá, estarei mais nervoso do que ela.
Lisboa
recebi um email com a história,fotos,efc.das cidades mais importantes do Mundo,incluindo Lisboa.Mas não referem que Lisboa é a única capital do mundo que tem um Cemitério dos Prazeres,que tem os Passos Perdidos,um Palácio da Ajuda e a Feira da Ladra...
segunda-feira, 29 de junho de 2009
conferência de Marcelo Rebelo de Sousa
na passada quinta feira ouvimos,Marcelo R.de Sousa na misericordia de Lisboa,falar-nos da família.Sabendo bem,pela imensa prática de cátedra que possui,como prender,cativar e manter interessada uma assistência,ofereceu-nos uma "charla",mais em jeito de conversa que de lição.Sobre a evolução,dos anos sessenta até ao presente, da família,sobre os ataques à família desde a revolução francesa até ao presente e principalmente os efeitos sobre os jovens das famílias nesse período.Habituado que estou a ouvi-lo como comentador político, desconhecia o seu sentido de missão,esta sua disposição para ,gratuitamente oferecer, a quem o queira escutar,o que tem e o que sabe para contribuir para a verdadeira fraternidade,solidariedade e bondade humana.Encheu a trnsbordar uma pequena sala da misericórdia,encheria a transbordar o Campo Pequeno ou um estádio.
domingo, 28 de junho de 2009
cavalitas
a primeira vez que olhei para o mundo foi quando andei às cavalitas do meu tio-avô João.Êle já desapareceu da Terra há um rôr de anos,p´rá aí há uns cincoenta anos.Se cá ainda estivesse talvez não se lembrasse,mas onde está lembra-se com certeza.Esta deve ser uma das vantagens de o criador nos pôr fora da Terra:lá onde nos pôe lembramos tudo.Como lá conhecemos todos os nossos antepassados,(que são muitos,caramba !), eles ajudam-nos a refrescar a memória,não esta minúscula memória que aqui criamos mas a memória que lá nos oferecem,não de neurónios,sinapses etc.feita mas mas com os espiriróneos que o criador distribui sem avareza,coisa que lá não existe, que lá só existe guardada na caixinha onde ele guarda as invenções do animal homem com que povoou o Terra,animal que coontinua a diverti-lo,a surpreende-lo,a ser ingrato,mas que vai,sim,vai melhorando,devagarinho,mas vai melhorando,pretendendo atingir a perfeição. Como aquela nossa invenção do f(x)tende para infinito e que nunca lá chegará enquanto o criador não decida modificar o infinito .(Do zero já há muito nos fez sair...)
sábado, 27 de junho de 2009
sorte de sonhar
digam cá,isto de sonhar não é uma sorte ? passar a noite sem sonho.oou seja,passar a noite em negro não é uma deselegância uma sacanice do nosso destino ? um sonho mau não é um bom castigo para os que se empanturraram na ceia ou se embebedaram com os copos,com o tabaco ou com outras drogas ? não é,muitas vezes,uma consulta grátis concedida pelo psiquiatra que cohabita com o controlador dos nossos desejos e impulsos, nos nossos neuronios ? rimo-nos dos diagnósticos e das receitas que nos dão,de acordo com a nossa inteligência socorrem-se mais ou menos de metáforas e analogias,em comunhão com o nosso passado regulam o grau e a intensidade das provocações, usam a saudade num grau proporcional à nossa sensibilidade e aproximam-nos mais da verdade quanto mais mergulhamos na vida .
atitudes
quando acabarão,quando esquecerão de apregoar que são de esquerda ou que são de direita e começarão a falar de atitudes,atitudes perante o ensino e educação,perante a justiça,definir atitudes perante as diferentes circustâncias com que deparamos nas mossas vidas e nas vidas dos outros.Falem-nos sobre a família,sobre os filhos,sobre os amigos.Ou isto não tem importância ?ou isto não conta para as vossas e as nossas vidas,serão capazes de usar os neuróneos sem enlouquecer ?serão capazes de ao acordarem cada manhã,cantarem um hino à vida ?e ,ao fim do dia ,agradecerem o dia que a vida vos deu ?receber é facil,agradecer,mais dificil,de lembrar e de praticar,custando tão pouco...
por detrás das paredes-de Alexandra Quadros
se não leram ainda,leiam-no;se têm alguma sensibilidade,leiam-no;se querem ter o previlégio de comprar um livro cuja 1ªedição vai ser uma raridade,comprem-no;se querem ler uma história original,pungente e poética,adquiram-no;se querem conhecer a alma duma grande escritora,não deixem esgotar este livro.As críticas é que dirão o que me falta dizer.E oxalá que os críticos esqueçam a inveja que este livro lhes causar.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
atitudes
o que é mais importante ,discutir conceitos de esquerda e direita ou discutir atitudes ? atitudes perante os outros,mas tambem perante a nossa vida e a vida das árvores ,dos pássaros,das flores,da natureza ?
quarta-feira, 24 de junho de 2009
bloco
oouvimos ontem,aqui em Portimão,os homens do bloco.Disseram muitas coisas acertadas.Menos criativas, algumas.Como os conceitos velhos e ultrapassados(em meu entender)de esquerda e direita.Complexos de esquerda? que por vezes não serão complexos de direita?.Sala cheia mas pouca gente jovem,creio que por falta de divulgação do acontecimento.Talvez porque os mais novos estão fartos de comícios e da política.Não sei.Falo com alguns e interessam-se.Mas será que falo com alguns dos que mais interessam ? De qualquer forma o bloco é uma aragem agradavel.Estão num ponto crítico do crescimento,cuidado !!.. já vejo os infiltrados profissionais dando os primeiros passinhos leves.Esperemos pelo programa,esperemos que o programa não queira agradar a todos,nem tenha as impressões digitais desses profissionais.
terça-feira, 23 de junho de 2009
filhas e filhos
As filhas e os filhos, quando crianças, brincam connosco,adoram-nos(aos pais);quando adolescentes,riem-se de nós,gozam-nos(e todos gostamos);trintões ou quarentões,criticam-nos(ainda bem);e quando morremos choram-nos,têm saudade (sentimos,todos os que tivemos pais..)...
segunda-feira, 22 de junho de 2009
comentario acaciano
o clima algarvio é altamento propicio ao intenso afluxo turístico dos habitantes da velha albion
domingo, 21 de junho de 2009
vida
admirar-se,pasmar-se,espantar-se quando vemos aparecer,surgir a côres, uma nova vida quer seja humana,seja águia,seja leôa.pássaro ou flôr.Não peço desculpa da minha vida o que mais agradeço é esta faculdade que me permite admirar-me,espantar-me e pasmar-me - a côres.
sábado, 20 de junho de 2009
ida e volta
ontem fui a Lisboa,regressei à tarde,agora estou danado comigo mesmo por não ter ido ver os netos,por ter cedido a esta obrigação de voltar,não aceitar que me conquistassem a vontade,o mais velho com as inconveniências e as guerras dos seus doze anoss,o mais novo, ainda com menos de três meses, mas que também me conquistou logo na primeira vez que me agarrou um dedo....não há meio,não há meio de me habituar a desprezar a rotina e os hábitos.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
mais (e pouco de) xadrez
No Domingo passado participei num torneio de xadrez em Faro,pomposamente chamado de "torneio de Santo António".Quinze participantes,apenas um de 14 anos,o resto com mais de trinta.Que os pais não têm tempo e os miudos ainda menos.Pudera,no liceu têm 16 - DEZASSEIS -disciplinas.Para ouvirem muito e ficarem a saber quase nada.Ali ao lado em Espanha,am Ayamonte,qualquer torneio de xadrez tem a participaçao de 8o a 100 jovens.
Portugal em 26º lugar
na corrupção,em 2005.Que,com o nepotismo,sua variante,aparece legalizada no diário da república,agora em 2009."Não te esqueças que és humano",era a frase que o escravo encarregado de segurar a coroa de louros sobre a cabeça do general vitorioso,tinha de lhe dizer repetidamente ao ouvido, enquanto as legiões romanas desfilavam.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
democracia e liberdade
A democracia nascau na grécia antiga,mas condenou Sócrates à morte atraves do veredicto duma assembleia popular.Mas os atenienses podiam ser escravos de atenienses.Oa romanos melhoraram um pouco,em Roma todos os cidadãos deveriam ser tratados de forma equitativa - diziam.E instalaram a jurisprudência.Mas na prática o direito romano não se aplicava às classes dirigentes.Ano a ano os imperadores desbarataram o que o direito romano tinha conseguido para os romanos.Quanto mais se aproximava a queda de Roma mais se acentuava a opressão e a intolerância dos imperadores e dos reis romanos.E alguns dos povos da Europa assaltaram e tomaram de Roma tudo o que puderam .Salvou-se a igreja católica.
terça-feira, 16 de junho de 2009
aniversário
há cincoenta e quatro anos nasceu um indivíduo do sexo masculino no hospital de Sá da Bandeira,(hoje Lubango,Angola)num parto assistido por uma enfermeira e ajudada pelo pai do rebento.Nasceu de jacto,saíu em linha recta da marquesa, estatelou-se sem ruido no chão e deslizou suavemente até à parede,protegido pela grossa camada de banha amarela que lhe envolvia todo o corpo.Por isso ele gosta imenso de ir skiar,todos os anos, até à neve.
glavata,glavata
há uns poucos anos,p'ái uns setenta aqui na minha terra viviam vários chineses todos vendedores de "glavatas!","glavatas"!,apregoavam eles,não vendiam nada mais que aquelas gravatas que exibiam, um cento ou mais delas penduradas numa vara suspensa por dois cordeis ao pescoço do chinês vendedor.Um dia desapareceram todos,em todas as cidades de Portugal despareceram os "glavatas".Há quatro ou cinco anos houve nova invasão de chineses, agora abrindo lojas com um sortido enorme de quinquilharia à venda com preços baratíssimos e concorrendo com os seus produtos chineses desde perfumes "cinq chinês" a relógios de parede que trabalham, trabalh, tra e param com as mudanças do tempo.E agora estão desparecendo,os comerciantes de cá já aprenderam alguma coisa e a crise é desculpa até para os chineses.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
estou lendo varios livros
como é meu hábito,estou lendo vários livros.Pego mais tempo no que mais me agrada,mas vou pegando e lendo um pouco em cada um dos outros,neles buscando maiores motivos de interesse.Mas,por mais enfadonho que seja,nunca deixo de ler um livro até ao fim. Foi assim que li uma tradução horrivel do "Ulisses",que li a "Breve introdução
à história da estupidez humana",ambos com mais de 500 páginas em letra de um milímetro, e os 18 volumes de "os fenianos" .Porque às vezes temos boas surpresas ou simplesmente encontramos a explicação de factos curiosos ou estranhos.Já antipatizámos com um indivíduo que,mais tarde,quando o conhecemos melhor,se tornou nosso amigo.E tu que leste até aqui esta mensagem enfadonha,talvez um dia também te tornes meu amigo.
à história da estupidez humana",ambos com mais de 500 páginas em letra de um milímetro, e os 18 volumes de "os fenianos" .Porque às vezes temos boas surpresas ou simplesmente encontramos a explicação de factos curiosos ou estranhos.Já antipatizámos com um indivíduo que,mais tarde,quando o conhecemos melhor,se tornou nosso amigo.E tu que leste até aqui esta mensagem enfadonha,talvez um dia também te tornes meu amigo.
domingo, 14 de junho de 2009
perturbação
a meteorologia da minha alma foi profundamente abalada nestes dias da grande ponte.as miniférias que me permitiram ter em casa filhas,filho e netos,genro e nora.Que grande asneira se eu e a Mari tivéssemos trocado a nossa vivenda por um apartamento : que não teríamos de subir escadas,que teríamos um cómodo elevador,que etc.etc.Pois eu e a Mari não trocaríamos todos os et ceteras por apenas um hora daquelas visitas cá em casa...Sempre gostamos muito de viajar mas o melhor das viagens é sempre quando regressamos e pomos o pé em casa.E um dos maiores prazeres é sentir que os filhos também gostam de regressar embora por pouco tempo,à casa que partilharam connosco durante bastantes anos das nossas vidas.E a grande perturbação na meteorologia da nossa alma acontece quando se vão embora.
sábado, 13 de junho de 2009
sexta-feira, 12 de junho de 2009
faço dias II
hoje tambem faço dias tenho ume filha um genro e tres netos em casa,passando as passas do Algarve.Mas estes últimos dias tenho feito dias porque a Alexandra - MINHA FILHA!!- já tem o livro "Entre paredes"que vai ser um sucesso.Escreve bem,que pena,o pai não saíu filha...
quarta-feira, 10 de junho de 2009
hoje faço dias
hoje faço 82 anos e 111 dias. Comemoramos o dia dos anos certinhos,com festa obrigatória pelo calendário(como os meus 19/2) e às vezes não temos interesse nenhum em comemorar esse dia,não temos mais interesse em receber beijinhos e abraços nesse dia que noutro qualquer,receber presentes com mais interesse nesse dia que noutro qualquer.Tenho mais interesse em receber beijinhos e abraços em dias como o de hoje(por isso há dias em que anuncio : "hoje,faço dias !!)(mas estes,estranhamente não os põem no bilhete de identidade !),quando aqui chegar a minha filha caçula(é ela que assim se intitula)quando aqui chegar com o maridão e os dois filhotes(este termo também é dela).A nossa casa parece que sorri ante essa expectativa,esta maquineta (em que escrevo a mensagem para o blog) já está tremendo ante a perspectiva do ataque do neto mais velho que aqui vai chegar, as minhas companheiras plantas já se agitam,a avó não acaba de apinocar-se,já pôs a trabalhar ontem 36 horas a madame empregada doméstica e hoje, a manicure,a pedicure a cabeleireira e eu falo,falo,falo mas tambem vou tomar banho,é feio receber tão ilustres visitas em pijama,mas apetece-me dizer..não me apetece mais nada, sigo o conselho,vou tomar banho,até logo(se me apetecer) e até amanhã - "si vivimos",como dizia o bom senhor,que era o meu sogro.
jardim zoológico
lembro-me que vi nesse jardim zoológico de Lisboa muitos animais,muitos em jaulas,alguns em "berdade",(que é uma parte da liberdade),mas não vi nehum homem ou mulher em jaula (ou em berdade),seria curioso ver como ele ou ela andariam na jaula ou em berdade,dum lado para o outro.dum lado para o outro,dum lado para o outro...e seria curioso ver como o tratador o ou a tratava,alimentava,etc.Detesto ver pássaros em gaiolas,peixes em aquários,não te confrange ver aquele tubarão do aquário da expo andar à volta,andar à volta , andar à volta...e se pusessem lá...
terça-feira, 9 de junho de 2009
amigos
começo com uns versos de Isabel MAchado
"Benditos os que possuem amigos,----------------------------------------------------os que os têm sem pedir.-------------------------------------------------------------Porque amigos não se pedem,----------------------------------------------------------não se compram nem se vendem,-------------------------------------------------------
amigos a gente sente."
E agora uma quadra deste vossos amigo,desculpem a vaidade:
Agradeço a quem me ensina
Nesta idade bem madura
A temperar a rotina
Com o sabor da aventura
O meu livro vai em bom ritmo,está fora da crise mas dentro do coração,terão curiosidade suficiente ou não ? olhem,é mais um amigo e dos bons,que eu encontro todos os dias com prazer,a quem ofereço quase todos os dias umas palavras e que me ajuda a ser criativo.Mas com cuidado,nestes tempos quem tem idéias é considerado quase um anormal,quem foge à rotina pode ir parar à prisão,quem é criativo quase vai para o jardim zoológico.
"Benditos os que possuem amigos,----------------------------------------------------os que os têm sem pedir.-------------------------------------------------------------Porque amigos não se pedem,----------------------------------------------------------não se compram nem se vendem,-------------------------------------------------------
amigos a gente sente."
E agora uma quadra deste vossos amigo,desculpem a vaidade:
Agradeço a quem me ensina
Nesta idade bem madura
A temperar a rotina
Com o sabor da aventura
O meu livro vai em bom ritmo,está fora da crise mas dentro do coração,terão curiosidade suficiente ou não ? olhem,é mais um amigo e dos bons,que eu encontro todos os dias com prazer,a quem ofereço quase todos os dias umas palavras e que me ajuda a ser criativo.Mas com cuidado,nestes tempos quem tem idéias é considerado quase um anormal,quem foge à rotina pode ir parar à prisão,quem é criativo quase vai para o jardim zoológico.
domingo, 7 de junho de 2009
dia do voto
o voto não é obrigatório.Tremenda hipocrisia.O voto é "do pôvo e para o pôvo" ? e as leis não o são? (obrigatórias e "do pôvo e para o pôvo)? Ah!! pois claro !as leis só são obrigatórias para quem as cumprem,só são obrigatórias para aqueles a quem foram dedicadas,só são obrigatórias para ti.Anda! despacha-te! vamos votar naquele homem tão simpático que nos ofereceu ums beijinhos e nos prometeu uma casa e um jardim,por um voto se ganha e por um voto se perde dizem eles.mas tu já viste alguem ganhar ou perder por um voto ? parece que aconteceu ume vez lá para a California,mas contaram os votos outra vez e afinal ganharam por uma data de votos,olha vou ter mais cinco filhos e assim ganho as votações cá em casa.Aqui a nossa vizinha disse-me que como tem de levar o lú-lú à rua,aproveita e vai votar porque quer encontrar aquela velhaca da Quitéria que lhe deve dez euros mas também já me disseram (é segredo!)que as mulheres vão todas votar e aí acabam-se as votações ou contam os votos outra vez...
sábado, 6 de junho de 2009
os sábios,os comuns e os medíocres
a minha irmã Maria Fernanda,entre outras grandes virtudes,nunca falava mal de ninguem,nunca.A ela aplicava-se(morreu em 1994,com a idade do século)o que um anónimo escreveu: "pessoa sábias falam de idéias;pessoas comuns falam sobre coisas;pessoas medíocres falam sobre pessoas".Essa minha irmã escreveu muitos livros,em prosa e em verso(ed.Bertrand),para adultos e para crianças,peças de teatro,foi empresária,decoradora,Picasso fez-lhe e ofereceu-lhe um desenho e até compôs música popular.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
o pitoresco
"...o pitoresco,não reside na pureza do estilo, nem das linhas,mas na conflagração das cores ou nas suas harmonias.Que o arqueólogo,o sábio, é que se obstina correndo atrás do gótico puro,ou do bizanino sem bastardia,ocupação de resto inútil,vã,porque não há gótico puro, nem bizantino sem mescla." Sabem quem escreveu isto ? M.Teixeira Gomes,em 1931 no seu "Regressos".Leiam,por favôr!
quinta-feira, 4 de junho de 2009
picardias,dedicadas aos nossos netos
Quando andava na universidade um amigo meu procurava,por vezes com graça,outras vezes, atrevido,buscava e empregava palavras raras no que dizia.Por exemplo, : "aquela farmácia estava hermética" .Noutra ocasião disse uma inconveniência a uma rapariga desconhecida que reagiu dando-lhe na cabeça com o guardachuva e êle,claro,raspou-se,afastou-se. Assim descrevia a cena : " quando a gazela me ouviu,umbelicou-me e eu defluí..". Mas o que estava mais na moda era a descoberta,o adivinhar os "hieroglifos comprimidos"Como p.ex.este que eu ponho `disposição da vossa inteligência : " 3,1416,antes do movel sem ro,os 365 do ano".
quarta-feira, 3 de junho de 2009
e também
não suporto receber piadas de loiras - nunca recebo anedotas de loiros,a única de loiros que ouvi em toda a mimha vida foi a dum meu conhecido loiro, de apelidos Assis Camilo e que o chamavam por assaz camelo...Nem aceito os comentários sobre sogras,esposas, mulheres em geral.Passei a responder sempre: "e de quem é a culpa,o que dizes não se aplica a ti,o que dizes que ela pensa não será porque tu não és capaz de pensar ? se tu escolheste mal e ela... teve sorte com a escolha ?" . E o que mais me admira é que estão sempre muito descontentes com os homens que nos governam mas quando nos governará uma mulher ? - pior não o fará com certeza.Quando será que magnanimamente decretarão que os homens tem de ocupar 3o% dos cargos públicos...Ah !! se um dia elas fazem greve...a mim pouco me afectará já passei dos 82,5...
terça-feira, 2 de junho de 2009
não suporto
não ter nada que fazer, não pensar em nada,ter uma moeda à frente de cada olho,uma sombra atrás de mim,o meu voto ser igual ao voto daquele cretino,que o meu curso superior de agronomia não sirva para ajudar alguém,que as cochonilhas invadam a minha goiabeira,que esta folha 176 do meu romance ainda esteja virgem e ter uma filha,duas netas,um neto e uma bisneta, a 14000 kilómetros.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
coragem
tambem é ser capaz de distribuir o que tens- sem que ninguem o saiba-,defrontar o medo - como se enfrenta uma onda no mar - ,ser capaz de voar - se à tua volta só vês abutres - .E já Montaigne dizia : "a cobardia é a mãe da crueldade".
o pai inveja..
e a mãe continua a trabalhar depois do almoço,sem parar,até queo pai chega a cas , ela (ele)estafada e depois como contei ontem...
Subscrever:
Mensagens (Atom)