Número total de visualizações de páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

Aqui deixo as minhas previsões sobre a economia portuguesa, e a mundial, para os próximos anos. Não tenho pretensões de ser mago, de ser infalível, de ser perfeito analista. Mas aproveito a garantia de que este blog não será destruido, podendo ser consultado até ao fim deste século.
I.- A crise actual irá manter-se em Portugal. Só a partir dos anos vinte é que abrandará de forma significativa para a maioria dos portugueses.
II.- A inflação começará a disparar em 2012. O dolar será substituido nos negócios mundiais por uma ou outras moedas. Como consequência, a maioria dos portugueses verá o seu poder de compra reduzir-se, sem qualquer compensação.
III.- A China aculumará uma reserva de ouro ou platina, que lhe permitirá a partir de 2012 apresentar uma maior segurança para os negócios mundiais. Utilizará para esse fim os dolares que tem e outras moedas fortes que também vem acumulando. Até é provável que estabeleça um padrão ouro ou platina, para a sua moeda.
III.- Entre 2012 e 2015 começará a discussão sobre o dinheiro. Acabar ou não com ele.
IV.- A partir de 2015 as falências bancárias aumentarão em todo o mundo e ressurgirão as bancas nacionais. Em Portugal o Banco de Portugal reabrirá as suas agências por todo o país. Os grupos de empresas abrirão novos bancos conquistando de seguida a maioria dos depositantes.
V.- Entre 2015 e 2025 começará a nascer na China uma nova democracia, baseada na responsabilidade, na educação, na formação dos dirigentes políticos. E, ainda na China, começará uma experiência, num nucleo populacional, dum sistema sem dinheiro.
VI.- O colapso dos bancos particulares, que em 2008 se iniciou nos Estados Unidos, na Irlanda e no nosso país, continuará. E, como sempre tem acontecido, os mais atingidos serão os das classes médias e baixas.

Oxalá que não nos suceda nada disto.

1 comentário:

Hacker maker (Vicente) disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Enviar um comentário