Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Responsabilidade

Quando virá o tempo em que surgirá um código simples, prático e eficaz sobre a responsabilidade de quem ocupa um cargo político?
Numa família normal e sã, o pai e a mãe agem, segundo um código voluntário baseado na honestidade, lealdade, interesse pela harmonia e bem estar. E se os chefes da família gastam mais do que ganham e do que podem, se participam em actividades ilícitas, se entram e participam nas acções de grupos considerados perigosos pela lei, se cedem à corrupção, são apontados como irresponsáveis e, o pior de tudo, põem a família em condições degradantes ou caminhando para a ruina.
Julgo que duma grande família como a dum país, poderemos pensar de forma semelhante e procurar um código decente.
Se qualquer responsável por um cargo público sofresse uma sanção severa quando prejudicasse muita gente, a política seria diferente. Errar é humano. Mas ser corrupto, não deve ser. Todos podemos não seguir, por vezes, o pior caminho. Mas quem vai decidir o destino, melhorar ou piorar a pobreza, projectar e executar as mudanças no país, deverá conhecer quais os limites que a responsabilidade le impõe.
Quem duvida e a não quer, que pensamos dele?          

Sem comentários:

Enviar um comentário