*
A fraquíssima natalidade em Portugal é bem conhecida. Este conhecimento aliado ao aumento da esperança de vida - em Portugal há 4.287 portugueses com, pelo menos, um cem anos de vida, trará no futuro imensas complicações na assistência social.
Como combater a fraca natalidade? Julgo que deveria ser preocupação permanente dos governos, com tanta comissões que se nomeiam com o objectivo de estudar assuntos mais ou menos recomendáveis, esta teria efeitos muito favoráveis para a nação e distinguiria em alto grau o governo que a propusesse.
Uma das medidas que decerto faria aumentar natalidade, entre outras, poderia ser aumentar o rendimento do casal em um salário mínimo por cada outro filho que concebesse, subsídio que diminuiria em função dos rendimentos do casal. Reparem: setenta mil salários mínimos representariam por ano no máximo 420 milhões de euros. Façam as contas e vejam se tal não é possível, quando se permitem gastos muito superiores noutras rubricas menos importantes, com a corrupção, com outras loucuras.
Sem comentários:
Enviar um comentário