Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

As boas e as más notícias

          A nossa imprensa, rádio e televisões, nem tentam suavizar um pouco, as notícias de todos os males que diariamente se abatem sobre diversos países e sobre as suas populações.
          Uma notícia pode ser apresentada de formas muito diferentes. Se é relatada  breve, suave, com pormenores esclarecedores e comentários apropriados, poderemos dizer, em minha opinião, que a forma
é correcta. Se há um exagero na avaliação dos pormenores, se a notícia é apresentada com uma dramatização desmedida das suas consequências,  alarmes injustificados, e perspectivas tenebrosas quanto  ao que se espera no futuro então pensamos que a notícia não é apresentada duma forma correcta.
          Todos os dias, também acontecem boas coisas pelo mundo fora. E delas pouco temos conhecimento, a maioria não têm o destaque das outras e por uma estranha regra , em geral só aparecem nas páginas interiores dos jornais,  ou são dadas no final dos noticiários das rádios e televisões, quando o público já está aturdido com as más notícias, cansado, e com menor disposição para conceder o devido valor  a qualquer boa nova que surja. Façam uma pequena estatística em qualquer dos "media" e verifiquem que isto é verdade.        
          Como consequência, as conversas na família ou entre amigos quase sempre começam com os desastres, cataclismos, furacões, terramotos, acidentes espectaculares com elevado número de mortes, etc..
          E sobra cada vez menos tempo para referirmos o bom desse dia passado.
          E cada dia que passa começamos com menos vontade de sorrir.
          Por essas e por outras, é bom acordar sorrindo para a esposa e  ter os netos em casa, tomando o pequeno almoço connosco.                

Sem comentários:

Enviar um comentário