Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Respeito pela Terra (continuação)

   3.- O respeito pelos mares e pelos rios
              Alguns humanos conspurcam os mares, conspurcam os rios, conspurcam os lagos. Com a maior insensibilidade para com os outros habitantes da Terra, incluindo muitos dos humanos que não procedem de igual modo. Nada teem adiantado as cimeiras, os congressos, as entrevistas, que se realizam com muita frequência em diversos paises, Nem adiantam , as reportagens, os filmes e documentários por mais assustadores que sejam quanto ao mal que causam e estão causando.
             Quer nos mares quer nos rios, a contaminação das águas tem provocado e continua provocando enorme mortandade em diversas espécies animais, incluindo a do homem. A mulher e o homem e os seus filhos aspiram em muitas cidades o ar contaminado por óxido de carbono e por outros gases provenientes de muitas fábricas. Em Setúbal existia uma empresa que exportava para França, em cada dia,  dois "camions" carregados de ostras. A instalação duma fabrica de papel no rio Sado acabou com essa exportação. Isto é um exemplo e outros semelhantes se podem apontar em relação à diminuição dos peixes e outros habitantes dos mares que se reflecte acentuadamente na diminuição da pesca em todos os continentes salvo raras excepções.
             E, pelas poluição da atmosfera a temperatura média da água dos mares está subindo. Suponho que os humanos ainda não se convenceram das consequências que daí advirão para todos eles.              

Sem comentários:

Enviar um comentário