Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

A propósito duma citação sobre medos e coragem

      A coragem é uma forma de energia, moral e ou física que nos leva a cometer actos em favor de outrem ou em apoio de alguma ideia própria, com risco da própria integridade física.
      A coragem pode manifestar-se em plena consciência ou com maior ou menor grau de automatismo. Resultar de sentimentos profundas relacionados com a coisa ou pessoa que defendemos, por quem arriscamos a vida, a que damos valor superior, ou até sem conhecer essa pessoa.
      Isto vem a propósito duma citação que hoje li que sem querer publiquei no fb - cujo autor desconheço e que  por inépcia e deselegância não o referiu quem a transcreveu, acompanhada duma foto sugestiva - com a qual discordo em parte. Porque penso que tanto podemos alimentar os medos como a coragem. E que é difícil sopesar uns e outros. Dos medos sentimos o aumento, não os conseguimos avaliar até onde nos influenciam. A coragem irreflectida não sabemos aonde poderá chegar, excepto quando é posta a uma prova dura. O mesmo, penso que se passa com a covardia. Que também pode ser consciente ou irreflectida.
      Um indivíduo que arrisca a vida num incendio, para ajudar um amigo na salvação de alguns dos seus haveres, pode estar a ser submetido a um impulso momentâneo de coragem e, noutra ocasião, ter uma atitude covarde na defesa da própria integridade.  

1 comentário:

avoluisa disse...

Achei esta postagem, gostei! E entrei...os meus medos são grandes e a coragem é quase um ato heroico!

Enviar um comentário