Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de setembro de 2016

Folhetim - 16 -

                 O dicionário
       O dicionário é uma das melhores ferramentas para quem lê e para quem escreve.
       É um daqueles livros que nunca acabamos de ler. Tem poucos defeitos e muitas virtudes.. O defeito maior, para mim, é que pesa mais que um quilo, se é um bom dicionário. Tornando-se ddficil de consultar para os mais jovens ou para os mais idosos.A maior virtude é conceder-nos maior riqueza e precisão no que dizemos e no que falamos. 
       Os dicionários são mais antigos que a bíblia, parece que os primeiros apareceram na Mesopotânia, 2800 anos antes de Cristo.
       Leva tempo a adquirir o hábito de consultar o dicionário, muitos perderam esse hábito ou não o conservaram depois da juventude. Mas, pouco a pouco, quem gosta de ler e de escrever, vai usando-o com mais gosto e menor dificuldade. E ao mesmo tempo pode divertir-nos. Tenho quase o hábito, quando busco uma palavra no dicionário, de , no final da página onde encontrei essa palavra, reparar na palavra que aparece - e com frequência é uma palavra que desconheço, por vezes constitui uma surpresa interessante.
      O conhecimento básico de qualquer idioma anda por cerca de duas mil palavras. Na língua portuguesa, segundo consta, existem mais de noventa mil vocábulos diferentes. Se conhecermos metade, não será mau. 

Sem comentários:

Enviar um comentário