* No ano três mil e dezoito
A educação, neste século trinta e um, abandonou as arcaicas salas de aula, passou a ser, desde os três anos de idade dos alunos, ao ar livre ou em grandes recintos fechados se as condições atmosféricas, a tanto obrigam. Os mestres aproveitam tudo o que existe à volta do local onde se encontram, sempre diferente do do dia anterior, para conversar sobre o que todos observam, interrogando-os, onvindo os seus comentários, provocando perguntas, despertando os mais distraidos, louvando as boas perguntas e respostas, relacionando o que vêem com o que viram em dias anteriores, constituido grupos de interesse. Mas sempre sem críticas relativas à ignorãncia dos presentes mas com esclarecimentos precisos.
Todos os alunos estarão munidos dum computador simples, leve e portátil. As aulas decorrem sempre num ritmo de acordo com a idade dos alunos e o computador do professor vai sempre registando as anotações de todos dando a este,após a aula,de tempo nunca superior a uma hora, uma súmula com estatística, das anotações de todos.
Nessa idade dos três anos, também se iniciarão aulas práticas, nos domínios da matemática, das ciencias naturais, da geografia e doutros ramos da ciência.
Sem comentários:
Enviar um comentário