Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Discussão

Na discussão de qualquer assunto,ideia ou proposta devem participar um moderador e,no máximo,oito indivíduos. Alem disto, o tempo deve ser limitado ao máximo de uma hora,deverá discutir-se um tema de cada vez e todos os participantes deverão contribuir para a obtenção da solução.As técnicas de discussão de grupo,há umas dezenas de anos bem defenidas pela experiência de muita gente sensata,assim o aconselham.
Quando o número de participantes é maior,quando o tempo de discussão se amplia sem intervalos para café ou simplesmente para descanso,quando são abordados diversos assuntos na mesma hora de discussão, os resultados são sempre os mesmos: tomam-se decisões sem ouvir alguns dos participantes,os mais tímidos não usam da palavra,a demagogia impera com frequência logo que o cansaço atinge os mais lúcidos. Por isso é pura fantasia que um parlamento com 23o deputados,como o nosso, possa discutir uma lei,analisar uma ideia ou uma proposta. A solução encontrada é a de constituir comissões com poucos participantes, o que nem sempre vemos suceder com tudo o que vemos e ouvimos discutir no nosso parlamento.Quando se pretende aprovar uma lei sem a discutir com seriedade, vai essa lei apenas ao parlamento. Assim o temos observado nos últimos 34 anos.
E o grande número de participantes é um factor que ajuda sempre os que usam dos costumados e conhecidos truques . Estes com muito mais facilidade são denunciados pelo moderador duma reunião com oito ou menos participantes.Com mais,é a algazarra do costume e, o que é bem pior,quase sempre com más conclusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário