Número total de visualizações de páginas

domingo, 4 de abril de 2010

Energia eólica

           Na foto que inclui num dos meus blogs anteriores referi que "só" uns poucos por cento da energia consumida no nosso pais é produzida por via eólica". Um comentário dum visitante deste blog corrigiu-me, dizendo que não são poucos, que são muitos. Alguns analfabetos que conheci diziam-me que poucos seriam um ou dois e muitos,seriam mais que dois. Portanto, meu caro comentarista, não sendo analfabetos, fomos ambos pouco precisos. Poucos poderão ser muitos e muitos poderão ser poucos. O que me interessou referir na legenda dessa foto foi que  Portugal, um pais com a mesma ou mais capacidade (na minha opinião,mais) ainda lhe falta bastante para produzir por via eólica a energia suficiente para ,com o complemento da energia obtida nas barragens, anule uma fatia considerável  da importação de combustíveis fósseis. Algeciras, julgo que sabe, só consome  energia eólica parece-me que há mais de vinte anos. E temos ainda imensas zonas para instalar  rotores.P.ex., na serra de Monchique, com ventos quase constantes (80% dos dias e noites) onde já existem seis, poder-se-iam instalar centenas. O que é importante também é a demora com que se instalam. Até o Brasil, já com grande produção de petróleo bruto, tem em execução um projecto para 773 geradores eólicos para executar até 2012. E os quatro geradores dos existentes na serra de Monchique, desde a sua descarga no porto de Portimão até à entrada em funcionamento, demorou cerca de meio ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário