Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

No nosso mar, ainda há muito peixe e pouca pesca

          Do hotel onde estive avistava uma extensão da costa desde a zona pouco ao Norte da Ericeira até à zona perto de Peniche. Contrariamente ao que é usual, o mar sempre esteve calmo, as ondas nunca ultrapassaram os dois metros e  só num único dia. Nessa imensa superfície o  mar, só no último dia avistei alguns pequenos barcos pescando ao corrico. e nas noites, nem uma única luz de barcos de pesca. Porque há tão poucos pescadores interessados quando dizem que a pesca está na mesma crise que tudo ?  Numa tarde encontrei um pescador amador, que regressava duma arriba vizinha, onde pescara um robalo. Descontando a gabarolice própria de todos os pescadores (em  Angola também fui pescador amador e igualmente me gabei dos belos troféus que trazia da costa), o homem referiu-me os bons robalos e douradas que sempre ali pescava e a abundância de peixe naquela costa. Mas afirmou-me  sem qualquer fanfarronice e da forma que me pareceu mais natural e verdadeira, que agora pouca gente vai ao mar pescar,de barco, de dia ou de noite, naquele mar.
            Deus fez o milagre dos peixes e tão poucos aproveitam...  

Sem comentários:

Enviar um comentário