Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uma das muitas curiosidades,para mim, são os chamados "segredos de família", que, por regra, só são conhecidos por alguns membros delas e ou por outros indivíduos, que desconhecemos, fora da nossa família.
Os meus avós, pela parte do meu Pai, chamavam-se Maria Seixas e Ludovico Quadros. Assim reza a minha certidão de nascimento. O meu avô Ludovico, oficial às ordens do rei, morreu muito novo, com 38 anos, sempre ouvi dizer às minhas irmãs mais velhas. A minha avó Maria Seixas, filha do chefe da polícia da esquadra de Santa Marta, em Lisboa, teria então, 33 ou 34 anos. Que vida teve depois que enviuvou ? casou outra vez ? recolheu-se à sua família ? emigrou ? Fiz estas perguntas às minhas irmãs mais velhas, nascidas na segunda década do século passado. As respostas foram sempre a mesma: um silência supulocral e um desviar da conversa mais que forçado.
Não me interessam os nomes que podem figurar na minha árvore genealógica como p.ex. o desse meu pentavô Castro cujo retrato vi pendurado numa sala em Mormugão. O que gosto de conhecer é pormenores, factos, notícias sobre a vida dessas pessoas :
os seus carácteres, os seus dramas, o que mais os alegrou durante a vida.
Porque tudo isso,decerto, influenciou a minha.

Sem comentários:

Enviar um comentário