Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de novembro de 2012

Memórias dum livro - 2


                                                                   I

                   Artur Caetano abrandou o passo ao constatar, pelo relógio de pulso, que ainda tinha meia hora antes do início da reunão com os outros directores da empresa onde trabalhava há doze anos.. Agradou-lhe entrar na livraria por onde passava com frequência antes de chegar ao emprego. Na montra, foi atraido pelo título dum livro - o livro cujas memórias se irão relatar nestas folhas.
                    Amando a lilteratura desde que aprendera a ler, por vezes preguntava-se donde viria o seu gosto de ler, sera genético, ambos os seus pais haviam acumulado uma forta biblioteca, adquirindo muito de inúmeros autores clássicos, desde os gregos até aos mais modernos, incluindo diversos best-sellers policiais. Participava de dois grupos de leiltores, assinava tres, por vezes mais revistas literárias, e preenchia duas vezes por semana, duas colunas em jormais diários da capital.
                     Sempre que entrava naquela livraria, folheava diversos livros, lia uma ou dúas páginas ao acaso para formar algum juizo sobre a obra, evitava ler a primeira página fiel ao princípio de que qualquer autor, com raras excepções, se esmera quanto pode quando inicia um romance ou uma novela. A sua longa experiência na aquisição de llivros demosntrára e havia-lhe inculcado a decisão de pouca importância dar volume ou ao peso - há clientes das livrarias que compram a peso, como se estivessem a comprar batatas ou grão - e menos iimportância dava ao brilho da capa - a tampa duma caixa  nada significa nem representa a qualidade do que está dentro. E não raro comprara mais de um clássico em edição de bolso,
                        Mas o titulo do livro que agora folheava"Memórias dum livro" e  que antes lhe despertara a atenção quando o vira na montra, parecera-lhe original. Após a leitura dumas duas ou tres dezenas de linhas, sentiu o mesmo que antes sentira com difersas obras literárias que adquirira: tinha vontade de continuar lendo, atraía-lhe o enredo e a constatação do interesse em não largar o livro era imperante.
                         Certificando-se pelo relógio da loja que a reunião na empresa começaria dentro de poucos minutos, pagou o livro e saíu quase a correr.
/continua numa das próximas mensagens)

Sem comentários:

Enviar um comentário