Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Escavações

            Cavo bem fundo, o que pouco significa porque o fundo dum buraco na Terra nunca ninguém o encontrou. Todavia eu referia-.me a cavar noutro sentido e noutra matéria, a matéria do meu espírito, do meu intelecto, intelecto? O que é isso, o que representa essa palavrinha que soa bem numa roda de amigas e amigos que queremos impressionar com a  nossa erudição?..
             Voltando à escavação. Entro no emaranhado das ideias, não me fixo, inconstante e lento nada defino, nada que me pasme e me orgulho de ver escrito, nada que possa ser um marco na nossa literatura, que possa ser escolhido para texto dum livro escolar adiantado, o professor recomendando a extracção e apontamentos dos significados das palavras desconhecidas e a elaboração dum resumo do texto que eu escrevi..
             Um professor meu, do português latim.do sexto ano do liceu, um patusco com ideias originais, um dia impôs-nos, para trabalho de casa, todos os dias escrevermos no caderno diário as primeiras e última palavras de quatro páginas do dicionário da língua portuguesa, além das palavras cujo significado desconhecíamos no texto que nos recomendava para ler,  estudar e resumir. Deu resultado, para mim ficaram-me na memória palavras como palimpsesto, rédito, cricóide. E outras, Não abuso mais da vossa paciência.
            Amanhã talvez continue com as escavações.


 .

Sem comentários:

Enviar um comentário