Número total de visualizações de páginas

sábado, 22 de junho de 2013

             Os automóveis são instrumentos de trabalhos para uns, são peças de ornamentação, orgulho e vaidade para outros ou ainda são simplesmente. produtos dum impulso apoiado por uma reserva monetária abundante.. Para estes últimos, o carro fica quase todo o ano metido no seu quartinho que passa a chamar-se "garage" sendo normalmente e apenas tirado da naftalina para uma viagem de férias. Em resumo, salva a primeira alternativa, o automóvel é um péssimo investimento que, com pouco proveito, se desvaloriza vinte ou mais por cento à saída do "stand" da empresa vendedora e cinquenta ou mais por cento no fim do primeiro ano de vida
             Mas há mais curiosidades ligadas a tais objectos: enquanto um vulgar "bibelot", um apartamento onde passamos as férias, um adormo de louça ou faiança, nos contenta porque os contemplamos com desvelo e gosto ou os usamos com algum proveito sem nos dar obrigar a grandes trabalhos ou obrigações, um automóvel, para o usarmos nem que seja uma vez por ano, obriga-nos a algumas, por vezes a muitas preocupações : temos de tirar uma carte de condução que hoje pode custar-nos umas largas centenas de euros, para o usarmos temos de obter e pagar um seguro para garantir não só a nossa integridade física como a do dito automóvel e a  doutros indivíduos ou carros que o nosso possa agredir. Temos ainda de o limpar ou mandar limpar assiduamente sobe pena de ouvir comentários mais ou menos jocosos e irónicos sobre a  sua pulcritude.
                E, quando o usamos ainda temos de despender em combustíveis, lubrificantes, revisões, etc.. quantias consideráveis que os fabricantes ou as oficinas nos cobram sem tabela oficial.
                Bem feitas as contas, bem feitas, sai mais cómodo e mais barato andar de táxi.
                Óh glória da vaidade que breve se apaga, óh vão cobiça ! - onde é que eu li isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário