Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

             Acontece muitas vezes que enquanto fazes os trabalhos caseiros de colaboração com a esposa, começas a pensar nas vantagens e nos inconvenientes desses trabalhos. Não são remunerados por isso parece que agora se chamam de "prosumers", não te envenenam a vida, ocupa-te com agrado uma parte das horas disponíveis, faz-te esquecer algumas senão muitas preocupações, afastam-te- de tentações inconvenientes, dão prazer se acabas com o rigor desejado o que projectaste fazer. Não sentes qualquer pena ou raiva por não ser remunerado, não te envenenam a vida porque efectuas esses trabalhos com prazer, afastam-te. durante o tempo nessa ocupação dalguns pensamentos ignóbeis, dão-te prazer sem sentires que deves ser condecorado pela obra feita. Sem te irritar pela repetição todos os dias  dalgumas dessas ocupações, sem sentires injustiça nem exigir retribuição.
           Mas dantes, enquanto a mulher criava e cuidava dos filhos e da palhota ou do buraco na pedra onde viviam, o homem andava, durante o dia, a colher fruta, erva, caça ou pescado durante doze ou mais horas. sem férias. . Hoje o homem passa os dias a trabalhar, sentado a  uma secretária, ou numa fábrica, a fazer o que lhe ordenam, trinta seis horas por semana, descansa aos sábados e domingos, tem trinta dias de  férias todos os anos e ainda recebe subsídios de férias e de Natal.
          Digam-me neste e noutros pontos que conhecemos, há igualdade entre os sexos?
          E acresce que quem gera e cria os humanos, é a mulher. Num "prosumer" que salvo raras  e esquisitas excepções, lhe dá prazer, sem exigir condecoração, nem retribuição.

Sem comentários:

Enviar um comentário