Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Os 85 mais ricos da Terra

 Num artigo publicado hoje no "Público", da autoria do sr. José  Manuel Rocha, ".os 85 mais ricos da  Terra têm tanto quanto a metade dos recursos da metade mais pobre da população. O  dinheiro, ferramenta do poder económico e político, separa cada vez mais as pessoas, aumentando as tensões sociais, constituindo uma bomba de efeito retardado dia  a dia mais devastador."
           Mas, segundo a organização  humanitária Oxfam, "quase metade da riqueza mundial está nas mãos de apenas 1% da população. São cerca de 110.000 biliões de euros. No ano passado  210 pessoas entraram para o restrito clube dos multimilionários(que superam os mil milhões de dólares de fortuna).  E que é composto por 1426 pessoas."  Na Europa verifica-se uma situação curiosa,, avassaladora: as dez pessoas mais ricas possuem um património que  é superior ao total das medidas de fomento e estimulo à economia aplicadas entre 2008 e 2010, cerca de 200.000 milhões de euros.
          Podemos afirmar que a concentração da riqueza continuou durante muitas décadas passadas e que continuará se os terráqueos não  deixem de venerar o dinheiro.
           O aproveitamento dos recursos naturais cada vez é mais desigual -  80%dos recursos da Terra estão na posse de apenas  10% da população. Enquanto a maioria dos 70% mais pobres( mais de 3000 milhões de adultos) dispõe apenas de 3% dos recursos.
           Quando será que os humanos começarão a pensar numa distribuição equitativa dos recursos?    

Sem comentários:

Enviar um comentário