Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Novembro de 1975

Comemora-se hoje o 25  de Abril de 1974. Com muitos discursos em todos os municípios, no parlamento e noutras cerimónias. E é dia feriado, pela liberdade readquirida pelo fim duma ditadura, pelo fim da censura, das prisões sem culpa formada, do Tarrafal e doutras prisões políticas. Isto será  o mínimo que irão ensinar  aos jovens que frequentam as escolas. E são verdades. E foi bom que tudo isso tenha acabado.
           Mas não  devemos ocultar outros factos e acontecimentos da história, sob pena de que quando os jovens de agora forem completamente informados passem a desprezar os que insistiram em apenas contar parte da história. Porque o fazem pouco me interessa, o tempo fará cair o desprezo sobre eles, reproduzido em esquecimento..
E o facto, quanto a mim ainda mais importante que aquele 25 de Abril, foi o 25 de Novembro que lhe sucedeu no ano seguinte.: Porque, não esqueçam, livrou-nos duma ditadura ainda mais perigosa que a de Salazar, livrou-.nos da ditadura comunista para a qual caminhávamos a passos largos nesses meses entre essas duas datas.
        Não sei bem porque o ocultam os que teimam em não considerar que o 25 de Novembro de 1975 deveria ser igualmente feriado e merecer, pelo menos, as mesmas comemorações. Não sei bem  porque tentam fazer esquecer essa outra data. Eu, por mim e desejando que todos os pais e avôs façam o mesmo, não deixarei de lembrar aos meus filhos, netos e bisnetos que em ambas as datas se reconquistou a liberdade e que representa grande hipocrisia mencionar a primeira e tentar que a segunda seja esquecida. Ou  ainda, claro, esquecer a primeira e só mencionar e festejar a segunda.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário