Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Medo da morte

           Medo da morte? Porquê? Não é porque só se morre uma vez que não receio nada quando penso na morte. É condição da vida, não sabemos donde viemos quando nascemos, não sabemos para onde vamos quando morrermos. Não sabemos sequer se só temos uma vida. Sabemos muito sobre a vida depois de vivermos umas dezenas de anos, se temos, se adquirimos alguma capacidade de pensar. E os anos de vida também nos ensinam muito sobre ela. Notamos p.ex. que os animais chamados de irracionais (não concordo com que lhes chamem de irracionais) sempre tem amizade, nunca agridem nem matam quem os alimentou e acarinhou desde que nasceram(sim, até os tigres, os leões, os rinocerontes) . E só o homem (mas muito menos a mulher), dito animal racional é que morde a mão e até mata quem o alimentou e acarinhou desde que nasceu.
           O medo da morte, quanto a mim, não o sinto. A morte até me dá curiosidade, gosto de viver, se me foi concedida a vida, se a minha mente aceita e disfruta da vida; se a morte faz parte da vida, por que razão ter medo dela? O acto mais ridículo é chorar a morte  de alguém, se não sabemos o que  espera essa ou esse o depois de morrer.  É o mesmo em minha opinião que chorar um pássaro que voou  e desapareceu, um fruto que o vento levou, um peixe que foi na corrente, um sonho que esquecemos.   

Sem comentários:

Enviar um comentário