Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Às bandeiras despregadas

       A expressão "rir às bandeiras despregadas parece ter origem no costume de desfraldar as bandeiras no início das festas provocando sorrisos de satisfação. Mas a história é outra, é outra a minha versão e que passo a relatar para cultivar a mente dos que não me leem.


       Ora aconteceu que a dona Isaura pendurava o bloco de cuecas do marido, o Eustáquio, que acabara de lavar, as cuecas, não o marido esse já lá vai o tempo em que queria que ela o lavasse desde que o apanhou agarrado à vizinha do terceiro esquerdo, enfim, o que lá vai, lá vai. Cuecas de cores e modelos variados, brancas, cinzentas, negras, com e sem barreguilha, justas e incómodas ou largas e folgadas para suportar o crescimento da barriga, quando ela as compra sabe que  ele  não larga a cerveja á mesa ou fora do lar. Algumas das cuecas sobressaindo pelo conjunto de cores no riscado: azuis e brancas, que pouco escolhe, detesta o Futebol Clube do Porto, verdes e brancas, que nem vê-las abomina os lagartos e os leões símbolos do Sporting, encarnadas e brancas, tem uma meia dúzia ele quando as encontra na loja não resiste a compra-las, pela preferência clubística do seu clube centenário e patriótico, gente que não é do Benfica não é boa gente,etc.,etc..
Mas nesse dia ensolarado de primavera algarvia, soprava uma ventania dos diabos, agitando as cuecas penduradas, presas ao arame por pinças de plástico também de cores variegadas. E aconteceu, por via da ventania, que algumas das cuecas começaram a desprender-se e a voar para a rua caindo ora no asfalto ora na cabeça dum transeunte, provocando o riso doutros passeantes, que se alegravam com  a chuva de cuecas proveniente do segundo esquerdo.
Com a risota na rua, o Eustáquio, que curtia uma soneca leve, hábito consagrado após o almoço, despertou chamado por um dos vizinhos que passava por baixo:
          .- Senhor Eustáquio tem festa aí em casa ?   As suas  cuecas parecem bandeiras despregadas para nos avisar do acontecimento festivo !
 E ele, e os patrícios que por ali passavam iam rindo"às bandeiras despregadas".  

Sem comentários:

Enviar um comentário