Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016












As teimosias são os calos da estupidez .
Tendo sempre reflexos no futuro, se somos os antefuturos dos presentes teremos muito mais coragem para nos confessarmos, para nos arrependermos dos pecados, dos pecadilhos e outras pequenas maroteiras, menos gravadas na memória. Porque as grandes não conseguimos apagá-las, varrê-las, colocá-las fora da memória ou numa daquelas prateleiras da memória onde o pó disfarça o passado, onde o subconsciente anseia por atenuá-las e colocá-las noutra prateleira mais invisível.

As teimosias são calos, porque são resquícios inúteis do corpo, com uma raiz que protesta provocando dôr quando agredida e, do modo conhecido na anatomia, que se continua para o exterior por um revestimento protector que se renova se a raiz não é extirpada, extraida e eliminada.

Ainda não apareceu o sábio que descubra a forma de aproveitar os calos extraidos, quem sabe se estes, depois de convenientemente secos e moídos, não se utilizarão para compor uma mezinha ilustre que entre num composto milagroso que os nossos antefuturos utilizarão para curar diversas maleitas, hoje ainda mal investigadas.

Porque há ainda muitas dessas, mal conhecidas e mais haverá quando cessarem as defesas que hoje delas nos protejem ou quando a evolução das espécies lhes apresentar, aos nossos antefuturos, outras maleitas que surgirão para compensar ou eliminar diversos problemas que hoje, se anteveem no futuro.

Reparem que não há muitos anos se dizia “fulano de tal morreu com um cancro” e hoje começam a pòr apelidos aos muitos tipos de cancro que vão sendo descobertos – hoje há mais de duzentas doenças conhecidas como cancros. Há os que, sendo descobertos são curáveis pela cirurgia, outros indetectáveis até à morte do hospedeiro.

cega E as teimosias são os calos da estupidez porque sempre estão crescendo no hospedeiro onde se instalaram; teem uma raiz profunda que o atinge no cérebro, e uma resistência que, com muita dificuldade, cede à razão.

A teimosia muito se confunde com a perseverança. Esta è a firmeza inteligente, a pertinácia aliada à razâo. Aquela é, em muitos casos, em muitos indivíduos, a constãncia, a firmeza fanática, um caminhar entre baias, só numa direcção.



Sem comentários:

Enviar um comentário