Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de dezembro de 2017

*
    Bem estar e saude
    I - Prólogo
     O que irei, agora e nos dias seguintes, escrever sobre estes temas não pretende ser um livro de curso, um tratado ou um conjunto de pesquizas sobre esses assuntos. Pretendo apenas tentar ser útil às minhas leitoras, aos meus semelhantes, contribuindo com as experiências que atravessei e algumas conclusões a que cheguei e que me parecem proveitosas. Nem pretendo que sigam os meus conselhos sobre qualquer desses temas. Apenas vos digo, em resumo, que o que indico, preconizo e propago tem por único objectivo dar a conhecer o que penso e, como atrás frisei, ser útil.
      Poucos de entre nós, os humanos, nos apercebemos que o nosso espírito habita e não se pode desligar dessa máquina maravilhosa que é o corpo  e do qual só se pode desunir com a sua morte. Depois desta, para onde irá o espírito, não sabemos. O que penso é que o devemos auxiliar, respeitando o corpo que temos de forma a que esteja nas melhores condições para que o espírito dê esse passo, retardando-o tanto quanto possivel, com a experiência que nos darão os restantes anos de vida do corpo. E nas melhores condições, isto é , com a melhor saude possivel.
   Ultrapassei em mais de dez anos a esperança de vida para os humanos do nosso tempo. E espero ainda por mais dez, vinte ou mais anos, assim continuar. Que foi, em minha opinião, o que me proporcionou tal benefício? Foi decerto um conjunto de factores mais ou menos conhecidos, melhor ou pior detectáveis. E é sobre isso o que escreverei adiante.

    A medicina, dizem os dicionários, é a ciência que procura debelar ou atenuar as doenças. Mas começamos, devagar, a assistir ao desenvolvimento da ciência de conservar a saude. A homeopatia ainda é pouco seguida, tal como o conhecimento das potencialidades que o nosso corpo tem para a cura. Muitos paises, como o nosso, têm centenas de hospitais, centros médicas. Nas suas  universidades todos os cursos de medicina ensinam a tratar a doença, pouco se dedicam a conservar a saude dos cidadãos, antes que fiquem doentes. E nas especialidades médicas o mesmo se passa.
    Sobre a medicina pouco ou nada escreverei nas páginas seguintes. Sobre esses factores que , em meu entender, são importantes para conservar a saúde, procurarei exprimir o que penso e pensei.

Sem comentários:

Enviar um comentário