Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

* Quando a tentação é grande
      Qualquer animal, exceptuando a mulher e o homem, é incapaz de fazer promessas. Pode garantir certa forma de actuação, de reacção, de resposta perante determinada situação. E muitos garantem, ou sacrificam-se, se são mais fracos que o adversário, na defesa do território. Apoiam os familiares que viram nascer e que acompanharam, mas não respeitam outros, da mesma especie, que pretendem invadir os seus dominios ou molestar os seus familiares. Mas, prometer, só a mulher e o homem podem.
     A mulher e o homem que fazem promessas, sempre as cumprem se nelas ou neles  impera um sentido elevado de probidade, de lisura, da integridade, da prática automática da honradez pela palavra dada. Que existe em todo o caracter cuja formação foi sedimentada pela constância da rectidão de atitudes, pelo sentido real das responsabilidades assumidas, pela participação activa da consciência.
     E que não se deixa subjugar pelos favores da política,
     E que radica na diferença entre o ceder e o não ceder. E aceitar ou discordar com o que ouvimos dizer com frequência:" todos cedem quando a tentação é grande" .

Sem comentários:

Enviar um comentário