Número total de visualizações de páginas

domingo, 31 de dezembro de 2017

* Bem estar e saúde
       Portanto, pouco ou nada referirei sobre a cura. Inúmeros e extensos tratados, existem, nas diversas especialidades, no tratamento e cura das doenças e males que existem. Parto dum princípio diferente: o corpo são. E a sua habilidade para se defender.
     Um automovel, novinho em folha, atrai um comprador pelo seu aspecto luzidio, brilhante, pelas linhas elegantes e originais, pelo conforto que o seu interior promete, pelaiimponência do motor, pela suavidade do ronoronar do motor, pela condução  fácil e agradavel e por outros factores que o vendedor se apressa a lembrar. Necessita de óle, o e carburante para nos transportar mas o consumo é baixo, mais alto se a viatura é de luxo, o preço satisfaz,  está de acordo com o que proporciona ao comprador, segundo o que este exige.
     Um ser humano, quando nasce e se apresenta aos pais, salvo raras excepções é recebido com a maior das alegrias, quase sempre é perfeito, bonito, logo se manifesta exigente a boca abre-se com sofreguidão para o leite materno poucos momentos depois de nascer - precisa de crescer ainda que traga tudo o que necessita para viver e que desenvolveu na barriga da mãe durante nove meses. E essa é a grande diferença das máquinas: cresce, depois de nascer. E nasce saudavel. Mas fica logo sujeito ao ambiente novo que agora habita. E nesse ambiente, primeiro tem a protecção dos pais, depois vai aprendendo a defender-se do que tudo o que o universo que encontrou pode usar para o agredir. Que, genricamente se podem resumir, àlém da fome e da sede, a:
               - Traumatismos
               - Infecções
E começa a aprender a defender-se, com um grande aliado: o seu corpo.


Sem comentários:

Enviar um comentário