* Gerontologia - 7
Há eu rever, relembrar e reflectir sobre o conceito de identidade...Êste possui três sentidos: a continuidade da pessoa para além das mudanças dela no tempo e das adaptações ao ambiente; as delimitações dessa pessoa em relação aos outros; a capacidade de conhecer-se e ser reconhecido. A identidade define a capacidade para falar e actuar distinguindo-se de todos os outros, mantendo as próprias diferenças. A identidade também reflecte a riqueza intelectual. Ninguém tem a consciência, a ideia da própria vivência se não está relacionada e em sintonia com o que os outros lhe oferecem nos contactos sociais.
A rapidez associada à ignorância dos desenvolvimentos tecnológicos e o surgir de novas formas de analfabetismo instrumental - vide os computadores e a informática - leva a que os idosos vão progressivamente ficando mais atrasados na utilização dos recursos culturais e técnicos. Nestas condições a educação joga um papel fundamental na resolução dos problemas que se deparam na educação dos idosos. E esta representa para muitos dos de idade avançada um espaço de ilusão que servirá para consolidar uma identidade mais forte, encontrar meios de prevenção das dificuldades, reduzir sentimentos de vazio. Tudo levando ao fortalecimento da personalidade, a uma maior criatividade e maior sabedoria.
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