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quinta-feira, 5 de julho de 2018

* Gerontologia - 8
    A um nível mais profundo, a gerontologia começa a dar-nos ferramentas mais eficientes na educação dos idosos. Há que tratar de diversos domínios: na conservação da saúde, da memória, das funções neuro-perceptivas e psicomotrices, de diversos aspectos cognitivos complexos, da personalidade, dos temas sociais da reforma, da doença, do ambiente, entre ontros.
    Passamos a resumir os pontos essenciais na educação dos idosos:
    a) - os adultos maiores, mais idosos, em boas condições físicas, têem uma grande capacidade de adaptação às mudanças sensoriais e motrizes, reconhecendo e convencendo-se que a forma de ser felizes é enfrentar as novas situações surgidas nas idades mais avançadas.
     b) - A educação dos idosos deverá ser concebida no sentido de optimizar, seleccionar e compensar. As novas dificuldades que surgem nos idosos surgem a todos, mais cedo ou mais tarde. Isto deverá ser compensado pela resolução mais ou menos imediata dessas dificuldade. O que se induz na educação, em grande parte com os contactos sociais dentro da compreensão, empatia e assertividade, pela persuasão e exemplo.
     c) - É muito importante incentivar a memória pelas formas conhecidas, em particular pela aprendizagem de outras línguas, doutros ofícios, doutros conhecimentos, pela recordação de vidas passadas,(da própria e doutras), pelo recordar a história universal.
(continua)

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