* Gerontologia -9
d) - Entre idosos em bom estado de saude, a educação no sentido de melhorar a inteligência deparou com escolhos, ,em parte devido à complexidade do termo por outro lado devido à divisão de opiniões de diversrsas sumidades.
Desde a genérica definição de inteligência - "conjunto de todas as características intelectuais dum indivíduo" até outras mais latas como "faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar" pelo meio situa-se a minha, bastante mais simplória : faculdade de analisar e criar uma conclusão sobre qualquer coisa.
Parece que ainda não podemos estar convencidos que uma pessoa possua maior ou menor inteligência devido à hereditariedade. Sucessivas gerações, na mesma família, de grandes pianistas poderá ser mais devido á memória e condições familiares do que à inteligência.
É muito complicado e dificilmente incluido nesta aplicação a análise do processo do pensamento criativo , do pensamento contextualista, do pensamento dialético e da sabedoria. Trata-se de capacidade emocional,, empática, de reflexão, intuição, sempre ligadas à experiência e conhecimentos adquiridos.
Sem comentários:
Enviar um comentário