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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ainda sobre o ensino

Nas gerações anteriores, onde se inclue a minha, raro o professor que se interessava por ensinar: - a estudar - a tirar o melhor partido do tempo da aula, ou seja, da lição do professor. Ensinar a estudar deverá também contituir obrigação dos professores, nas primeiras aulas de cada fase do estudo, sendo complemento do despertar o interesse dos alunos pelas matérias. O uso das fichas a preencher durante as aulas, a consulta das matérias noutras fontes, isto é, o hábito da frequéncia das bibliotecas. Tirar o melhor partido das aulas, outro complemento do despertar o interesse pelas matérias. E de forma que o aluno nas idades em que, em geral, tem memória suficiente para começar a fixar o que o professor diz, explica, demonstra. E que, se possível no mesmo dia, reveja a matéria dada, tire dúvidas com os colegas, com os pais, com os professores. Para tudo isto, o mais importante, o ideal, é que haja curiosidade por parte de quem aprende, pelo que quer aprender. Ou seja, querer aprender sem que tal quem aprende, o aluno, não estude, não frequente as aulas, como uma obrigação, como coisa de que se quer ver livre o mais depressa possível. Era ou não era assim há alguns anos? Se ainda é assim, tentemos que seja diferente. Para melhor. Para melhor para os alunos.

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