Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Programas de ensino e educação

Para todos os que comaçam a frequentar ums escola, desde a primária até à universitaria, deveria existir, no primeiro ano uma disciplina ou pelo menos uma introdução ao ensino cujos temas seriam: como despertar o interesse, a curiosidade dos alunos pelo conhecimento do que irão estudar, e como se deve estudar . Sempre verifiquei em toda a vida, que os melhores alunos, em qualquer disciplina, eram os que demonstravam mais interesse e curiosidade pelo que lhes ensinavam. E, para mim, a grande arte pedagógica dum professor e dos pais, é conseguir que os seus alunos e os seus filhos, sintam a mesma curiosidade pela matéria que irão aprender como sentem curiosidade por um brinquedo ou por qualquer objecto que lhes desperte a atenção. Um bom professor deverá saber expòr as suas lições em linguagem simples, precisa e concisa. Mas é igualmente importante despertar nos seus alunos, curiosidade sobre o assunto que expõe. Com exemplos, uma ou outra anedota, uma referência ligada à vida de todos os dias. A história, como qualquer disciplina, deve ser contada com histórias interessantes, como fazia o professor Hermano Saraiva, cujos programas ensinaram milhares de pessoas muito da nossa história e que jamais haviam aprendido. Porque é que um tempo dum verbo se chama pretérito perfeito, muitos nem sabem o que significa "tempo" dum verbo, para que serve aprendê-lo. Eu tive um professor de ciências fisico-químicas, no curso do liceu, que levou para uma aula um autoclismo, daqueles antigos com depósito lá em cima e cordão para fazer correr a água. E nunca mais esquecemos a diferença entre peso e pressão, que o professor quiz e conseguiu demonstrar. E a causa de termos bem aprendido a lição foi a curiosidade que nos despertou o aparato da demonstração, com o autoclismo a fundionar na aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário