Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

* 3 -  Bem estar e saude
          Uma senhora minha conhecida, de 92 anos de idade, conversando comigo, queixou-se de dores fortes nas pernas. Tem inchaços volumosos , acima dos pés, que o médico lhe havia dito que resultava de má circulação nas pernas, de vida muito sedentária.Esta senhora, confessou-me que pouco andava, cada cez lhe custava mais andar. E eu expliquei-lhe  a importância da respiração, que o passear mais também lhe melhorava a respiração e que deveria fazer diariamente unsa minutos de exercícios de respiração. Eu tinha pouca fé que do meu conselho resultasse algumas melhorias, tanto mais que se trlatava de uma senhora de idade muito avançada. Essa senhora, que eu conheço há muitos anos, sempre a escutei, como se constuma dizer, sem papas na lingua, incapaz de hipocrisias, sempre bem disposta e nunca a ouvi dizer o contrário do que pensa, para argumentar ou justificar o que quer que fosse. Por isso acreditei quando duas ou tres semanas depois me disse que se sentia muito melhor das pernas, com a prática que sdotou de melhor respiração, anda com menos dificuldade, sobe muito melhor as escadas entre os tres pisos  da sua casa. E anteontem, comentando o mesmo facto até me disse: "olhe, jã me sucedeu quando tenho uma dor dessas dores de reumático, respiro forte umas quantas vezes e a dor passa-me".
        Não penso que os exercícios respiratórios estão curando todas as mazelas dessa senhora. Uma parte das melhorias pode ser devida ao efeito placebo, eu sei que o espírito positivo que confia muito no tratamento que segue qualquer pessoa, ajuda muito na resultado. O optimismo ajuda, a sua falta ou a não crença, atrasa quase sempre a cura.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário