Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Conversa à mesa duma pastelaria

                Fernando escutava com curiosidade, a conversa entre quatro jovens, Margarida, Pedro, João
Manoel e Francisco,alunos do liceu próximo. Discutiam, trocavam opiniões sobre as suas prováveis futuras profissões, pelo que ouvia, Fernando situava-os no último ano do liceu. Os quatro demonstravam imaginação e suficiente humor para manterem viva e interessante a conversa, realçando os gostos particulares e os pormenores  das  suas actividades actuais que relacionavam de forma superficial com as profissões que conheciam.
                 Embora não gostasse  de se meter em seara alheia, o grupo despertou em Fernando interesse suficiente para escutar com atenção o que diziam.
                Aproveitando um breve intervalo na conversa dos jovens e notando que a rapariga e um colega o fitavam. Fernando sorriu-lhes e disse:
         - Sem querer onvia a vossa conversa e, se não se importam, gostaria de participar, talvez tenha alguma coisa para vos dizer dentro do assunto que debatiam que penso esteja relacionado com as vossas futuras profissões. Mas deixem-me acrescentar que não pretenco dar-vos conselhos, tambem eu, quando tinha a vossa idade, não apreciava nem seguia conselhos, eu dizia sempre : pede um conselho quando não pretendas segui-lo. Mas quase sempre, sentia curiosidade pelas experiências vividas por outrosl. Posso entrar na vossa discussão?
      João Manoel respondeu:
 - Eu conheço-o, passo todos os dias à sua porta, lá em baixo quando venho para as aulas e quando volto para casa...Suponho que é engenheiro...
  - Sim - disse-lhe Fernando - sou agrónomo, estou reformado, eu e a minha família vivemos doze anos em África. Mas, gostaria que retomassem a vossa discussão...Suponho que todos vós tendes uma ideia ou decisão sobre o que estudarão no futuro, se todos querem seguir estudando depois do liceu...

Sem comentários:

Enviar um comentário