Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Conversas....(8)

              Meio dia ensolarado no princípio da primavera.
              Destacando-se de um grupo de estudantes que regressavam das aulas, Margarida e Francisco dirigiram-se à mesa onde Fernando  conversava com Lourenço.
                       - Senhor Fernando - disse Francisco com ar sorridente - tivemos uma aula de fisico químicas e o professor parecia que tinha escutado a nossa conversa desta manhã!
                       - Mas porquê, falaram das vossas futuras profissões? Se não estão com pressa sentem-se mais um bocadinho, eu e aqui o senhor Lourenço também aproveirámos o assunto para nos conhecermos e trocarmos algumas considerações...
            Margarida interrompeu Fernamdo, dizendo:
                       - Não nos podemos demorar, temos de ir almoçar e temos aulas às três.
                       - Mas, só um minuto, o que foi que o vosso professor vos disse, relacionado com a nossa conversa desta manhã?
             Francisco, ajeitando a mochila dos livros e utensílios escolares, disse, sem se sentar:
                        - Ficámos admirados pela coincidência do nosso professor quando se referiu à química, como profissão. Disse que poucos de nós parecíamos interessados na física ou na química e sem que algulm de nós lhe fizesse qualquer pergunta, passou a descrever um viagem que tinha feito após terminar o liceu, à Escocia, a um laboratório na Escócia onde um amigo dos seus pais tinha estagiado muitos anos antes. E que tinha visto um anúncio num jornal da sua escola onde ofereciam trabalho durante as férias do verão. Êle passou lá dois meses e regressou com a decisão de se se matricular numa universidade  onde pudesse tirar um curso superior de químicas. Bem, temos de ir, um dia destes conversaremos outra vez..
             E despediram-se.
                          - Vê, senhor Loutenço, estes jovens deram-nos um exemplo dum professor que foge à rotina da simples exposição das matérias que constam do programa das suas disciplinas. Saindo para fora da sua lição, deu aos seus alunos uma ideia que poderá ser muito útil para as suas futuras vidas profissionais. Além de que, com a sua história despertou decerto a atenção da maior parte senão de todos os alunos. Aposto que surgiram perguntas, se aqueles alunos não teem medo de as fazer.            

Sem comentários:

Enviar um comentário