Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

   A minha Mãe sempre foi carinhosa, tinha a paixão da música e do canto, tinha tres pianos, dois em casa e outro na casa da praia. Em cima do piano mais usado tinha uma resma com dois palmos de altura de músicas de ópiera. Só muito mais terde quando eu me adiaantava na jubentude, tocavva e cantave algum fado. Tentou que eu aprendesse piano, mas não me seduzi  pela música. E a minha Mâe também pinttava e bem, tenho um quadro dela na sala, al lado de quadros dum pintor ilustre. Mais duma vez quem me visitava preferia o quadro da minha Mãe.
  Talvez tenha apresentado uma alusão repreensivel, incorrecta, ao referir a hereditariedade, pretender apresentar uma metãfora imprópria falando da cestinha que vem de Paris, ou cometido um savrilégio quando falei do espírito santo. Apenas pretendi, com a chispa, dar uma ideia da minha opinião sobre o lugar ou a coisa donde começamos a desvendar a vida.
        O meu pai, oficial da marinha na situação de reserva, sempre o vi e escutei inconformado com a patente que tinha, capitão tenente, a mesma patente mais de trinta anos até, quando morreu.. Tinha a quietude do marinheiro que passa milhares de horas encarando o mar, o apetite comum a todos os homens que navegam, a decisão e o desennrascanço de todos os que tripulam um bervo.Nunca negava esmola aum pobre, ajuda a um necessitado, fossa pessoa de família, fosse desconhecido.. Jamais o ouvi gabar-se dos seus feitos no comando de barcos ou das capitanias.Não era violento, enqundo o conheci apenas me contemplous com dois ou tres sopapos, aliás bem merecidos.. Eu adorava-o, era o oposto a um médoco nosso conhecido, que dava tareias a um filho  battendo-lhe com a cartunheira carregada de cartuchos. No dia em que fui apanhado a roubar o mealheiro da minha avó, esperava mais sopapos e mais fortes, quando eke entrour.no quarto onde me deitara para dormis.Apenas me disse : "então agora temos um ladrão na familia? " - e.saiu do  quarto sem mais nada me dizer, Foi pior que se me tivesse dado uma sova.

Sem comentários:

Enviar um comentário