Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Viver bem

*
       Viver bem significa forma de viver diferente, para quase toda a gentel.Três grandes grupos: os que apreciam mais os assunto do espítito, os que pendem mais, nos gostos da carne e o grupo final, talvez o mais numeroso os que tanto lhes faz, os que não apreciam nem umas coisas nem as outras.
       Estes últimos. São os que costumam dizer "o que vem à rede é peixe". Mas se a rede lhes traz uma bota, um limo ou um plástico, ficam indiferentes. Apreciam os gostos da carne apenas quando têm fome,  Os gostos do espírito limitam-se à apreciação do dia e da noite, do dormir e do acordar, do escutar a conversa superficial doutros, louvando os prazeres do corpo, satisfazendo a vaidade própria, contando anedotas que não impliquem algum raciocínio.. Em  resumo, como se costuma dizer, não são peixe nem carne, tanlo se lhes dá, desde que não o obriguem à dor física ou ao esforço mental.São seres apáticos, pou ou nada passam da média em tudo.
      Os que apreciam mais os gostos da carne, vivem submeridos à materia, aos materias, aos produtos. Um exemplo marcantte o de um tio meu que passou anos de vida a desmontar e montar automóveis, acordava, passava as refeiçoes e sonhava com os parfusos que sobravam nas   montagens do carro que desmontara, moía o juizo de forma infrene do trabalhador que o auxiliava, dizia que era mais importante saber desmontar qualque coisa, que saber ler e escrever..
      E há os que apreciam mais as coisas do espírito.
      E, como em quase tudo na vida, a virtude está no equilíbrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário