Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Há dois mil anos

                 Há dois mil anos, Jesus Cristo faria dez anos . E desde essa idade até aos 3o anos, o que fez, por onde andou, o que estudou e aprendeu '?
                 " A vida de Jesus " de António Paiva Rodrigues e  " A vida desconhecida de Jesus Cristo " de Fancisco K. Werneck, foi o melhor que encontrei na Internet.Agora estou lendo "A vida de Jesus " de Renan .Livro que li quase sem interesse há uns quarenta anos, mas que agora folheio e revejo com ansiedade.
                Resumidamente esse Homem, até aos seus 30 anos de idade :
                        - Desde jovem interessou.se pela religião que na sinagoga os doutores ensinavam. Apenas com 12 anos, já o admiravam pela inteligência,  pelos conhecimentos, e pelas perguntas que apresentava.
                        - Aos 21 anos saíu de casa, foi para a Galileia e como carpinteiro, ajudou a construir barcos para os amigos pescadores, introduzindo novas ideias na construção dos barcos,entre elas os melhoramentos obtidos com a aplicação das tábuas aquecidas, no cavername dos barcos de pesca.
                       - Dois ou três anos depois viajou para a ìndia e Tibet, vivendo e convivendo  nalguns períodos em diversos mosteiros, onde os lamas e os monges o acolheram como aluno e praticante de diversas religiões. Nos dois conventos de Himis, em Leh, capital do Ladack, existiam e provavelmente ainda existem, manuscritos relativos a Jesus Cristo.Historiadores brâmanes e budistas da Índia e do Nepal,.segundo refere Francisco K. Werneck, a Jesus Cristo chamavam-no de Santo Issa e referiam-se a Jesus como o " melhor dos filhos dos homens ".
                       - Rolos pertencentes à biblioteca de Lhassa, escritos em língua tibetana, descrevem a vida do  " Santo Issa", Referem que ele passou algum tempo em Djaguernat onde  os seus ataques à hierarquia  dos deuses dos brâmanes e dos guerreiros locais, motivaram a sua fuga perante as ameaças de morte  que sofria. As suas prédicas eram dirigidas de preferência às classes miseráveis dos sudras, o que igualmente irritava os monges e os guerreiros do país.
                       - Dali passou para o Nepal, onde o budismo imperava.  Ali se preparou.se para a explicação dos livros sagrados e adquiriu conhecimentos profundos sobre as práticas e doutrinas religiosa dos budistas.        
..                     - Com 26 anos  saíu do Nepal, para os países a oeste, iniciando as suas pregações, e contactando povos diferentes. Foi no entanto, expulso da Pérsia, onde, abandonado às feras, conseguiu escapar.  Prosseguiu, continuando a entusiasmar os povos que o ouviam.. Até que, com 29 anos regressou ao seu país natal, Israel.
                      - Continuou pregando, "aconselhou a humildade e a paciência", anunciando que o "dia da redenção dos pecados estava próximo ".
                      - Com 30 anos de idade, Pilatos, vendo nele um agitador revolucionário, ordenou-lhe a prisão.    

Sem comentários:

Enviar um comentário