Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Esse país, o Chile

,           Que povo o desse país, o Chile! Como se mobiliza, como se galvaniza, como se une quando um acontecimento prejudica aquela gente, como se alegra quando um sucesso  os beneficia! Uma filha nossa vive há muitos anos no Chile e conta-nos o que lá se tem passado, por todo o país, com aqueles 33 mineiros presos num buraco duma mina, a 700 metros de profundidade. As notícias de hora a hora que os jornais, as rádios e as televisões fornecem, com reportagens em todas as cidades desse país com mais de 3000 quilómetros de extensão, notícias  que têm mantido durante os sessenta e muitos dias que tem durado a expectativa, os cuidados e os esforços.
            É um país sujeito a tremores de terra fortíssimos, por vezes com intervalos menores que dez anos.
E a reacção desse povo é sempre a mesma: toda a população ajuda quanto pode, as autarquias e o governo, mobilizam tudo o que está ao seu alcance.
            Nessas ocasiões ninguém repara nos custos, no bem estar, na sua condição social.Essa gente tem mostrado ao mundo o que é a verdadeira solidariedade. Não praticam "tendencialmente" o bem. Fazem, quando é urgente  fazem, não discutem o que hão-de fazer,tendencialmente.
            Nós por cá, neste jardim, bem estamos necessitando dum terremoto ou de qualquer acontecimento que nos faça acordar desta "apagada e vil tristeza", deste marasmo em que a política dos nossos políticos nos meteram.
            Tendencialmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário