Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O senhor Tempo

     Vejamos o que um estudioso das coisas humanas, curioso pelo sobrenatural, interessado no que afecta a condição humana, poderá encontrar o que o esclareça sobre o Tempo - que eu acho que deve ser tratado por senhor Tempo.
       Um senhor que desconhecemos, e que nos poderá lançar numa enorme confusão se não existir a calma, a serenidade e o bom senso, entre outras virtudes, para efectuar uma investigação apropriada..
       Sobre esse senhor sobram as definições, qual delas a mais controversa:
             - espaço que medeia entre duas acções, dois acontecimentos. Bem ligeira esta definição : então se não existir qualquer acção, não há tempo?
             - outros chamam-lhe  a quarta dimensão, do espaço-tempo - mas, agora, sem acção ?
             - para outros é uma "plataforma" onde as coisas existem, se desenvolvem - então será um
plano com duas dimensões? continuamos assim sem as acções?
             - outros dizem que a percepção do tempo, a partir dos nossos sentidos é obtida por processos psicossomáticos com influências psicológicas, para muitos uma ilusão de óptica comparando o que  sentimos nuns dias que certos acontecimentos transcorrem mais rápida ou mais lentamente que noutros dias. Um pouco transcendente esta definição e só ao alcance de mentes brilhantes.
              - ainda vemos escrito que ainda estão muito imprecisos estes conceitos, principalmente quando se aceita que "o tempo é dado pelo  relógio". Ou quando ouvimos dizer que "o tempo corre mais que o relógio", "estes dias passaram muito depressa", etc..
               - Numa acepção científica mais precisa se diz que "o tempo não flui. o tempo simplesmente é". Lindo, assim é que é falar para o povo.
         Do tempo, num sentido lato, não encontrámos definição. Einstein dizia "o tempo é uma ilusão". Supomos que o dizia sem o sentir na pele, porque mencionava, noutras ocasiões, o presente, o passado e o futuro, como reais.
          Para mim, faltando-me muita ciência, tenho a convicção que o Tempo é outra coisa. Que é doutra dimensão, que nos atinge, que nos perturba, que governa estas nossas vidas na Terra, que nos envolve, que nos acompanha enquanto cá estamos e provavelmente não pode viver sem que vivam todos os animais na Terra. E talvez que nós sejamos parte do seu alimento, talvez que nos suguem algo que lhes faz falta, um micro elemento que nós contemos e que ele necessita e que absorve de nós sem o sentirmos, desde o nosso nascimento até à nossa morte. Porque:
                - não podemos passar sem o senhor Tempo
                - sem ele não há alegria, felicidade, amôr, paixão, saudade. E tantas outras coisas               mais.
                - as crianças e os incapazes de pensar não sabem de que se trata.
        Mas tudo isto não é uma definição. E falta-me o apoio do senhor Tempo, para o investigar  mais.                    


              - 

Sem comentários:

Enviar um comentário