Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Entrando um pouco na economia

O que importamos ?
Todos os dias a nossa dívida externa aumenta uns 6o ou 7o milhões de euros.Metade,mais ou menos de endividamento do Estado,outra metade,mais ou menos de dívida contraida no estrangeiro pelos bancos portugueses.Um grande fatia desta metade, se não quase tudo, para pagar importações.
Quando fizerem as vossas compras no supermercado, ao mesmo tempo que escolhem o que desejem adquirir vão reparando noutros produtos expostos para venda. Verificarão que importamos desde pão até cuecas, desde compotas até pastas dentríficas. O mais provavel é que metade dos produtos observados sejam importados de muitos países.
Importamos pão de Espanha , de França.Vinhos dos Estados Unidos,da Escócia,da França,da Alemanha,da Austrália e até da Nova Zelandia,imaginem! Compotas,doces e chocolates de diversos paises e até importamos arroz da China. Atentem nisto, quando importamos um produto que pode ser útil para nos alimentarmos, nos vestirmos ou nos protegermos de doenças, tambem importamos toda a inutilidade que acompanha esses produtos e que depois é pouco mais que lixo.Se importamos um vinho também importamos a garrafa,o rótulo e a rolha - que depois vão para o dito lixo.
Ora bem,pergunto agora,não podemos produzir quase tudo o que importamos ? Exceptuando o petróleo, poderíamos cá produzir quase tudo o resto.Portanto :
- Falta,por todo o país, uma intensíssima propaganda para que se instalem novas indústrias.
- Falta uma intensíssima propaganda em todo o país para que a partir de amanhã surjam jovens,jovens adultos e jovens da chamada terceira idade com decisão,criatividade e apoios imediatos para lançar essas indústrias. E lembrem-se,o Bill Gates e o sócio começaram o seu negócio numa garagem com poucas dezenas de metros quadrados.
- Falta uma intensíssima propaganda para o consumo de produtos nacionais,referindo os que já se produzem em concorrência na qualidade e preço com os semelhantes que importamos .
- Falta uma intensíssima propaganda sobre os incentivos e apoios que são concedidos pelo Estado e das autarquias ,diminuindo quanto possivel a burocracia.Há uma autarquia que vende,na sua zona industrial,terreno a um centimo de euro por metro quadrado.
- Com tantos cursos de formação faltam cursos de formação e incentivo para essas novas indústrias a lançar em todas as autarquias.
Falta vontade.Por falta de informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário