Número total de visualizações de páginas

sábado, 12 de junho de 2010

Atavismo

          A grande razão que sempre me apresentaram para o aparecimento de manifestações anómalas no carácter ou no físico de qualquer indivíduo, nunca presentes nos pais ou nos parentes mais próximos,  foi  :  "por atavismo".
          Não tenho na minha família nenhum cineasta, nem nenhum dos meus antepassados conhecidos se dedicou  ao cinema, a não ser  como espectador  pouco assíduo. O meu Pai e a minha Mãe gostavam muito de teatro ligeiro, de teatro de revista, e de operetas no cinema. Fora desse género de filmes, quando viam algo diferente, como um drama, um filme de "cow-boys" ou um histórico pesado ou religioso, invariavelmente ao chegarem a casa eu ouvia o comentário " mais uma chumbada !".
           No entanto, quando os acompanhava ao cine-teatro (propriedade da Empresa Orquestra Semifúsica Ld , aqui em Portimão), logo que eu tinha uma oportunidade escapava-me sorrateiramente do balcão, e ia espreitar a "cabine" onde a máquina projectora trabalhava. Com aquelas enormes "bobines" dos filmes de 35 milímetros, uma em cima a desenrolar e outra igual em baixo, a enrolar o filme. Os primeiros brinquedos que comprei com o dinheiro que poupava para o efeito. foram pequenos projectores que trabalhavam  com pequenas "bobinas" aí de uns cinco centímetros de diâmetro e que eu carregava com pedaços de filme de 35 milímetros, que comprava por aqui e por ali por alguns tostões. Quando me formei, comprei uma máquina de filmar com filme de 9,5 milímetros e ainda filmei na tropa um concurso hípico em que participei e o meu "record" conseguido no regimento de Extremoz após ter carregado uma moto  com quinze soldados !
           Mas nunca nenhum sábio dos que consultei me explicou convincentemente, donde herdei esse gosto que eu tinha pelas bobines do cinema,  pelas filmagens, por captar imagens da minha vida e da dos que comigo têm convivido.
           Herança de antepassados não foi . O cinema e a fotografia foram inventados há cerca de cem anos.
           E não consta que o homem das cavernas tenha sido cineasta.    

Sem comentários:

Enviar um comentário