Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de junho de 2010

Plano inclinado

         O professor Hernani Lopes que há quinze dias nos brindou  com as suas opiniões sobre a situação económica no nosso país (o video respectivo já está disponível na internet, ver" plano inclinado" ou "Hernani Lopes) , voltou ontem ao programa "Plano inclinado". Desta vez empregou uma linguagem mais académica  e decerto que a maioria dos telespectadores não entendeu totalmente o que nos disse com o auxílio dos esquemas que nos apresentou. Mas foram importantes as suas respostas. Porém, nos últimos quinze a vinte minutos do programa expôs a situação económica de Portugal em  meia dúzia de frases compreensíveis para os mais leigos e para os mais afastados da realidade. Num resumo breve disse que :
                 1.- É necessário que seja apresentado ao país a situação económica e financeira em que nos encontramos.
                 2.- Devem ser apresentadas ao país as soluções possíveis, num projecto a curto, médio e longo prazo.
                 3.- Quanto antes deve ser iniciada a realização desse projecto, de forma honesta e credível por todos os partidos, iniciando a curto prazo as medidas propostas, por mais duras que sejam e não, como se tem verificado nas últimas semanas, iniciando outras pouco significativas e pouco influentes no resultado que se pretende.    
         Mentalmente, enquanto se desenrolava o programa, fiz a comparação  com o que se passa numa família, cujo chefe já se endividou mais do que pode pagar. Que gasta para manter a família todo o magro salário que usufrui, cêrca de mil euros e que um dia chega a casa e anuncia, eufórico, que teve um aumento mensal de um porcento do seu ordenado, ou seja de dez euros. Depois de anunciar o aumento, diz à família que tudo mudou e que já poderão comprar um carro novo, um fogão de cozinha moderno e aquela colecção de perfumes de que a esposa tem falado.
          O vídeo desse "Plano inclinado" de ontem, brevemente poderá ser consultado na internet.
          Por favor, não deixem de o ver e ouvir.              

Sem comentários:

Enviar um comentário