Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Jesus Valderrabano Aguirre

         Teria ontem celebrado o seu 103º aniversário se não tivesse morrido quase com 94 anos. De físico e feitio castelhanos, era um homem excepcional. Não por ser meu sogro - até não tínhamos uma relação de amigos, porque eu mantive afastada a sua úrica filha em Angola e em Portugal. Só nos víamos e convivíamos por curtos períodos, nos aniversários ou nas festas anuais do Natal e da  Páscoa. e nas curas férias de verão.
         Com a idade de 17 anos iniciou a sua vida profissional nos correios de Espanha., distribuindo o correio nos "vagãos" de correio dos comboios do norte daquele país.Lá, como cá, os comboios não tinham aquecimento  e quem conhece o inverno do norte de Espanha poderá ter uma ideia do que seria passar as noites naqueles "vagãos" , entre Burgos e Salamanca  ou entre Burgos e Palência.
         Depois da guerra civil de Espanha, já casado e com  uma filha e três filhos, foi transferido para a sede dos correios, em Madrid. Quando o conheci, em 1952 ascendera pouco antes ao cargo de chefe de construções dos correios de Espanha, Que, nessa época estavam em plena reconstrução. Os salários eram muito baixos e, com quatro filhos na universidade e o mais novo, nascido em Madrid,. no liceu, apesar da ajuda da esposa que vendeu tudo o que tinha, ainda teve que trabalhar mais duas a três horas por dia, como funcionário administrativo, num ministério , regressando a casa, normalmente por volta das 21 horas.      
          Nunca aceitou subornos, nunca se envolveu na política, nunca fez mal a ninguém. Talvez por tudo isso, não era muito conhecido, nem morreu rico. Mas era muito apreciado nos correios, por funcionários de todas as categorias, como tive oportunidade de constatar pessoalmente, E por isso, como recompensa pelos serviços prestados  o general Franco promoveu-o a sub-director geral dos correios, lugar que ocupou ainda  durante muitos meses, até que se reformou aos setenta anos.
           Além da grande homenagem que então lhe prestaram, quero aqui também prestar-lhe a minha.
           Sei que ainda há homens daquele quilate, como ele, desconhecidos .
           E raros, infelizmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário