Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

Uma metáfora

       Um solo está na sua capacidade de campo, diz-se na agrologia, quando,  parando a rega, depois de saturado de água, cessa a infiltração para as camadas mais profundas. Em termos mais simples : é a água que um solo consegue suster ou prender, depois de saturado com a rega..
       Duma maneira metafórica podemos dizer que o nosso espírito também possui a sua capacidade de campo : podemos ouvir, ler, estudar, discutir muitas ideias, muitos problemas, muitas situações da vida, do ambiente, da política, mas o nosso espírito não admite nem conserva mais que um certa quantidade  de todos esses assuntos. Não se trata da memória, essa também tem, em cada indivíduo, uma certa capacidade que evolui. com o tempo e o modo como se utiliza. Trata-se do espírito e da alma, do pensamento mais a razão mais a inteligência e mais uma data de faculdades que fomos adquirindo no decorrer da nossa vida, dia a dia evoluindo, aumentando ou
diminuindo, de acordo com o que fazemos da nossa vida, ou o que esta proporciona. As plantas, algumas famílias delas nossos antiquíssimos antepassados, necessitam, como nós da água, e sofrem, como nós, quando a água  começa a rarear. É o elemento principal da seiva da vida, como em nós  é do sangue.E em nós, o espírito é a seiva da alma.
          Sem ele, não sentimos nem a alma, nem a vida.       .

Sem comentários:

Enviar um comentário