Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mais incêndios

        É uma vergonha. o que se passa em Portugal. No dia 10 deste mês referi este problema. Continuamos sem ver qualquer reacção importante por parte dos políticos. Talvez seja conveniente que essa desgraça continue a assolar o nosso país, ainda não há futebol, ou antes, o futebol começa hoje em grande, já temos a partir de hoje outro meio de desviar as atenções de 6 ou 7 milhões de portugueses, esquecendo este e os outros grandes problemas que, a médio prazo vão ainda ser maiores, mais contundentes, mais nefastos.De planos para todos os problemas, pouco ou nada que se traduza em concreto. Em dois dias poder-se-ia gizar planos nos seguintes domínios :
                  - Vigilância mais eficaz das zonas com floresta.
                  - Conhecer nas regiões onde há poucos e fracos incêndios, e as razões porque tal se verifica.Gizar um plano para  proceder de forma similar.  
                  - Plano de reflorestação intensiva.. O plano do eng. silvicultor Azevedo Gomes na serra de Monchique, após o 25 de Abril foi exemplar e poderá servir de base.
                  - Plano de emparcelamento da pequena propriedade florestal, no norte de Portugal, como p.ex. os espanhóis adoptaram com grande sucesso na Galiza, nos anos de 1960 a 1990 . Se não são capazes, pelo menos procurem copiar e, se possível, adaptar,
                  - Lançar, como fizeram os israelitas há muitos anos, uma campanha nacional "cada adulto planta uma árvore por ano e trata dela nos primeiros dois anos"
       Se não somos capazes de nos mobilizar, como iremos ficar ?.
          

Sem comentários:

Enviar um comentário